Cristiano Kaufmann é o coordenador do Sine de Venâncio Aires (Foto – Edemar Etges)

Contando com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a agência do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Venâncio Aires, está articulando a implantação do Fundo Municipal do Trabalho. A informação é do coordenador do Sine Cristiano Kaufmann.

Segundo ele, este fundo já existe em diversos municípios do Estado e do País, e o Sine foi em busca do mesmo pois enxerga a necessidade de concentrar recursos para investir nos trabalhadores de Venâncio Aires. “Se sabe que nunca é de bom tamanho o que é investido no trabalhador e nos últimos anos, uma das dificuldades foi a qualificação profissional. E isto foi uma das bandeiras do atual prefeito Jarbas da Rosa, no sentido de trazer a qualificação aos trabalhadores do município”, salienta Kaufmann, acrescentando que a partir do próximo mês de março estarão iniciando alguns cursos de qualificação que já estão à disposição da comunidade. “E o fundo vem ao encontro desta necessidade e agora estamos organizando internamente para colocar em prática o fundo e as multas que as empresas recebem ao longo do período de atividade, queremos utilizar estes valores focando e investindo no nosso trabalhador, que é a qualificação profissional, promovendo palestras, criar algo que possa estruturar nosso trabalhador, criando ações direcionadas para ele.”

Os cursos de qualificação voltados ao trabalhador serão oferecidos em diversas áreas, os quais já foram elencados ao longo do ano passado, e a prefeitura abriu um edital e fez um chamamento público onde empresas se habilitaram e algumas já foram homologadas. Kaufmann destaca que no momento, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está sendo organizada a parte do cronograma dos cursos e após isso, será possível fazer uma apresentação para a comunidade. “Tem cursos em todas as áreas, inclusive para o empreendedor, objetivando auxiliar as empresas que têm a necessidade e a falta de mão-de-obra qualificada para o crescimento”, frisa Kaufmann.

Para se habilitar aos cursos, os trabalhadores devem se dirigir à agência do Sine, na Central do Empreendedor, e também estão sendo estudadas formas digitais e o trabalhador vai poder do próprio celular fazer o seu cadastro via on line.

EMENDAS IMPOSITIVAS

Este é o segundo ano que a agência do Sine se habilitou a captar as emendas impositivas de alguns vereadores, pois havia muitas necessidades dentro do prédio, que já é velho. Fazia muitos anos que não recebia uma pintura nova, os aparelhos de ar condicionado são antigos e sucateados. “Fomos atrás destes recursos e vamos aplicá-los no prédio”, observa Kaufmann, informando que com o vereador Benildo Soares (Republicanos) conseguiu os recursos para efetuar a pintura interna, com a bancada do PDT foi articulada a compra de um ar condicionado de 24 mil BTUS e com o vereador Ricardo Landim (PSL), conseguiu a compra de uma impressora térmica para fazer a distribuição das senhas de atendimento. Os recursos somam R$ 18 mil.

Repórter – Edemar Etges

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui