Alguns enfeites natalinos já chegaram. Mas os que estão por vir surpreenderão ainda mais. De acordo com a coordenadora do grupo de voluntárias que trabalha na confecção da decoração, a aposentada Eli Gründling Lawisch, 79 anos, nos próximos dias serão expostos nos espaços públicos alguns objetos com mais brilho e criatividade do que os dos anos anteriores. “Estamos trabalhando para deixar as praças mais bonitas”, garantiu.

Cerca de 20 mulheres trabalham voluntariamente na confecção de guirlandas, pinheiros, bonecos de neve, anjos, sinos e renas, transformando, como diz a própria Eli, “lixo em luxo”. Muitas das peças são novas, mas a maioria teve algumas adaptações, reaproveitando as que foram produzidas no ano passado.  “Intensificamos nosso trabalho nos últimos dias, para que o material já fosse exposto e  para que as pessoas possam entrar no clima de Natal”, afirmou.

Os locais adotados por elas são a Praça da Bandeira e o Monumento ao Imigrante. E neste ano, segundo Eli, a Estação Férrea também receberá uma atenção especial.  A atividade é realizada com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu).