O vereador Rodrigo Rabuske (PTB), subscrito por Raul Fritsch (Republicanos), ingressou com requerimento ao Executivo solicitando um estudo de viabilidade para a instalação de boca de lobo inteligente nas novas instalações e a substituição gradativa das antigas, com o objetivo de minimizar o entupimento de bueiros, impedir o retorno do mau cheiro, e a vinda de parasitas, através do sistema automático de portas que abrem e fecham.

Rodrigo Rabuske destaca que as fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias trouxeram à tona constantes reclamações quanto a entupimento de bueiros. Assim, procurou informações para melhorias dos sistemas de drenagem das águas pluviais. “Verificamos que municípios brasileiros já se utilizam de sistemas inovadores conhecidos como boca de lobo inteligente”, salienta Rabuske.

Essa tecnologia, segundo ele, vem sendo testada, inclusive, por municípios das proximidades, como é o caso de Estrela, no Vale do Taquari, desde 2014. “Em visita ao município verificamos que o sistema exerce a função de captação das águas que escorrem para a tubulação ou galerias fluviais da água e permanecendo totalmente fechada após este processo, tendo o benefício da contenção do mau cheiro que existe nas bocas de lobo e também a obstrução da saída de insetos, roedores, baratas e outros insetos ou parasitas”, justifica o vereador.

Em outros municípios, o objetivo é minimizar enchentes e o acúmulo de lixo nos bueiros e galerias pluviais através da instalação de caixas coletoras. “As caixas são instaladas dentro dos bueiros com capacidade mensurada de acordo com parâmetros técnicos dos bueiros da cidade. Ela age como uma peneira, retendo os resíduos e deixando a água passar. Isso impede que os bueiros fiquem obstruídos na hora das chuvas e reduz a poluição de rios e córregos, evitando as enchentes”, cita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui