Foto: Guilherme Neuhaus

Uma espera de nove anos chegou ao fim quando a prefeita Helena Hermany abriu a torneira e a água jorrou dos canos da rede hídrica de Travessão Dona Josefa. Inaugurada nesta sexta-feira, 13, com a presença de autoridades e pessoas da comunidade, a estrutura com 3km de extensão irá beneficiar 28 famílias da localidade no Distrito de Rio Pardinho.

Com investimento de R$ 400 mil, o sistema de abastecimento de água inclui um reservatório de 30.000 litros e vazão do poço de 6.150 litros por hora. A obra foi executada pela empresa Casanova Obras de Terraplanagem Ltda, vencedora da licitação.

Um dos primeiros moradores a solicitar a construção da rede hídrica há nove anos, o agricultor Gilmar Radtke demonstrou a sua imensa alegria ao falar em nome da comunidade. “Hoje é um dia muito especial. Há muitos anos que estamos lutando por isso. Só quem convive com a falta de água sabe o que sente. Essa inauguração é o primeiro momento, depois cada um vai fazer a sua quando abrir as torneiras em casa e jorrar água”.

Para ter acesso à rede hídrica, cada uma das famílias precisa ainda fazer a ligação em sua residência. Servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade distribuíram a lista de documentos e orientaram a população sobre como é o procedimento.

“Além da água, estamos trazendo qualidade de vida para esta comunidade. A prefeita Helena Hermany tem uma grande preocupação para que as pessoas do interior tenham as mesmas condições do que as da cidade”, afirmou o secretário da Pasta, Jaques Eisenberger.

Além de celebrar a inauguração da rede, o vice-prefeito Elstor Desbessell salientou o trabalho que a Administração Municipal está realizando para levar água às comunidades do Interior, como a perfuração de quatro poços e o programa municipal que distribui cisternas para armazenamento da água.

“A água hoje não é só mais uma necessidade, é essencial. O agricultor precisa de água para o consumo próprio, para os animais e para a produção na propriedade. Reforço o pedido para que procurem a Secretaria de Agricultura e se inscrevam para receber uma cisterna e assim garantir esse bem tão precioso durante os períodos de seca”, disse Desbessell.

Já a prefeita Helena Hermany afirmou que não se concebe mais nos dias atuais, com tanta tecnologia e modernidade, pessoas sofrerem com a falta de água.

“É uma das prioridades do nosso governo que todas as pessoas possam abrir as suas torneiras e ter a sua água. Caminhão-pipa levando água pro interior tem de ser algo do passado”, concluiu a prefeita.

O ato em Travessão Dona Josefa também foi acompanhado pelos secretários municipais Hardi Lucio Panke e Edmar Hermany, pelo subprefeito de Rio Pardinho, Noemio Hentschke, pelos vereadores Gerson Trevisan e Raul Fritsch, além do ex-vereador Ari Thessing, um dos primeiros a defender a instalação da rede há nove anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui