Foto: Divulgação

O Governo do Estado divulgou nos últimos dias um alerta para uma série de municípios – incluindo Santa Cruz do Sul – referente a grande incidência da Doença Diarreica Aguda (DDA). Uma das causas disso pode ser o consumo de água e alimentos contaminados.

Os sintomas da doença são náusea, vômito, diarreia, dor de barriga e febre. Os surtos, frequentemente são causados pelo Norovírus, transmitido pelo consumo da água ou alimentos contaminados, mas a transmissão pode acontecer também através do contato de superfícies contaminadas ou com pessoas doentes, através das secreções. Os sintomas aparecem um a dois dias após a infecção e, normalmente, durar até dois ou três dias.

O diretor da Ulfer Purificadores de Água de Santa Cruz do Sul, Jair Eich, destaca a importância do consumo de água pura para evitar a população de contrair a doença e aumentar o surto. “A transmissão pela água é um dos principais fatores de contaminação. Por isso, se recomenda o uso de filtros que retiram até 99% das impurezas da água que consumimos”, cita Eich.

Um exemplo disso são as refeições que consumimos diariamente. Elas são responsáveis por uma grande parte da água ingerida diariamente, seja nos vegetais, no processo de cozimento e em caldos. Se a água não está própria ao consumo, certamente não pode fazer parte dos seus preparos culinários. Além de alterações no cheiro e sabor dos alimentos, o consumo sucessivo (e inevitável, afinal nos alimentamos todos os dias) pode contribuir para o surgimento de doenças nos rins, bexiga e sistema urinário, entre outras complicações.

“A água para o cozimento e higienização dos alimentos deve ser tão pura quanto a que ingerimos. Por isso, o uso do purificador de água é essencial, pois sua função é inibir a proliferação de bactérias nocivas, retirar odores e sabores e reduzir o cloro. Ainda oferece mais conforto e praticidade para o dia a dia e garante mais saúde para a sua família”, aponta Jair.

Eich observa que os purificadores da Ulfer são poderosos em eliminar germes e bactérias devido ao sistema exclusivo de dez etapas de filtragem, limpando completamente a água. “O sistema subtrai as impurezas físicas, químicas e, claro, bacteriológicas, além de promover aumento do PH da água, tornando-a mais alcalina. Todas as eficiências de filtragem são comprovadas pelo INMETRO”, cita.

Por fim, Jair ainda destaca que em caso de DDA, a pessoa deve beber bastante líquido para evitar a desidratação. É preciso beber mais do que o habitual para substituir os líquidos perdidos por com as intercorrências – assim como a água, os adultos também podem experimentar suco e sopa de frutas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui