Foto: Guilherme Neuhaus

Uma verdadeira revolução no setor responsável pela avaliação e aprovação de projetos de construção e loteamentos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O prefeito em exercício Elstor Desbessell assinou nesta sexta-feira, 21, no Palacinho, a autorização para que a empresa vencedora da licitação, a ZC Serviços de Internet SA, do Paraná, dê início aos trabalhos de implantação de um software que promete reduzir em até 50% o tempo necessário para a liberação de projetos.

Conforme explica o arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Sepor) Paulo Jorge Riss da Silva, a iniciativa coloca Santa Cruz na condição de estar entre os 50 municípios mais modernos do Brasil em avaliação e aprovação de projetos. Atualmente, segundo ele, para que um projeto seja aprovado são necessários cerca de 60 dias e com o procedimento cem por cento em meio eletrônico, esse tempo deverá ser reduzido pela metade. “Hoje recebemos um volume muito grande de projetos, são mais de três mil por ano. Com esse sistema de aprovação digital estamos dando um passo além, graças a visão dos gestores. Será um ganho não apenas para os empreendedores, mas também para os próprios servidores que fazem a análise técnica”, observou ele.

Dentro de poucos dias, todo o procedimento começará a ser feito via internet, com mais transparência, eficiência e agilidade. “Certamente no início vão surgir algumas dúvidas e por isso teremos um período de treinamento com os profissionais do ramo da construção civil. Já estamos conversando com as entidades, como Seasc e Sinduscon para alinhar tudo isso”, comentou o arquiteto.

Para o prefeito em exercício, a conquista significa a desburocratização na prática. “O poder público tem o dever de facilitar a vida dos empresários e investidores. Precisamos cada vez mais modernizar a gestão municipal, fazer uso da tecnologia que já se encontra disponível e eliminar a burocracia do meio do caminho”, disse.
Também participou da assinatura o secretário em exercício de Planejamento e Orçamento, Dorli Pereira da Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui