Foto: Formação virtual aconteceu nos meses de abril e maio. | Crédito: Four Comunicação

Mesmo durante a pandemia, as cooperativas escolares, incentivadas pela Sicredi Vale do Rio Pardo, continuaram de forma on-line desenvolvendo os trabalhos ligados à metodologia do Programa Cooperativas Escolares. Com o intuito de fortalecer a prática dos professores orientadores para a implementação da metodologia desenvolvida pela Fundação Sicredi, os educadores participaram durante os meses de abril e maio, de encontros virtuais para habilitação inicial de orientação dos estudantes. A novidade desta formação virtual foi a participação das novas habilitadas, que estão em processo de fundação, pertencentes às escolas Frederico Hannemann, de Vera Cruz, e Educar-se, de Santa Cruz do Sul.

De acordo com a analista de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, a formação foi baseada, principalmente, na narrativa do jogo Cooperlândia, que indica as práticas para a criação da Cooperativa Escolar por meio da mediação pedagógica, com atividades prévias e missões antes dos encontros virtuais. “A formação buscou valorizar as experiências de cada participante, por meio do engajamento impulsionado pelo jogo e pelas interações dialógicas, pois participaram grupos distintos, com professores veteranos e iniciantes”, explicou.

Durante os encontros virtuais síncronos aconteceram diversas apresentações, como do institucional do Sicredi, dos facilitadores e do plano da formação disponibilizado em uma ferramenta digital. Na programação estavam também uma orientação em relação a estrutura do Programa Cooperativas Escolares com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), uma atividade integradora sobre cooperação, história do cooperativismo no Brasil, cooperativismo contemporâneo, os pilares criatividade, cidadania e liderança que sustentam a cooperativa escolar, entre outros assuntos.

A iniciativa é uma realização da Greta Consultoria e das Cooperativas Sicredi: Cooperação, Integração Rota das Terras, Noroeste, União Metropolitana, Zona Sul, Região da Produção e Vale do Rio Pardo. Além dos educadores das novas cooperativas escolares ligadas à Sicredi Vale do Rio Pardo, também participaram da habilitação os orientadores da Cooperativa Escolar Verde Vale, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde, bem como os grupos de orientadores das outras Cooperativas do Sicredi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui