Foto: Deise Froelich - Divulgação Emater/RS-Ascar

Em uma extensa área do Estado, especialmente nas regiões mais a Oeste, a predominância de um período com baixa incidência de chuvas nos últimos dias propiciou um avanço significativo na semeadura da soja, compensando em parte o atraso anterior. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 7, o índice de área semeada no Rio Grande do Sul atingiu 76%.

No Planalto Médio, a proporção já ultrapassa 90%, e a emergência das plantas apresenta melhorias substanciais em comparação às áreas plantadas no início de novembro. As plantas emergem com maior vigor, as folhas unifoliadas são bem desenvolvidas e as hastes mais robustas. Além disso, é possível observar uma coloração foliar mais intensamente verde no aspecto visual das lavouras.

O percentual de a área implantada de milho totaliza 87% da projetada. A predominância de sol na maioria das regiões do RS foi benéfica também para as lavouras de milho, abrangendo todas as fases de desenvolvimento. Houve melhoria perceptível no aspecto visual das lavouras e as folhas apresentam maior secura, reduzindo assim a probabilidade de avanço de doenças foliares.

No entanto, no Noroeste, os danos já registrados nas lavouras de milho ainda afetam os cultivos e podem prejudicar a manutenção do potencial inicial de produção. No Planalto Médio, deficiências pontuais na polinização das lavouras se manifestam por falhas em espigas de tamanho considerável e concentram-se principalmente na extremidade da espiga.

A semeadura do arroz também avançou em função da melhoria das condições climáticas. O maior número de dias secos foi crucial para os rizicultores, que enfrentavam atrasos no plantio das lavouras, assim como para os replantios em áreas afetadas por recentes enxurradas.

As tarefas culturais pendentes em diversas lavouras de arroz também foram retomadas, sendo feita a aplicação de herbicidas e de fertilizantes nitrogenados, além do início da irrigação em áreas em que as plantas apresentam estágio de quatro a seis folhas. O aumento das temperaturas e a sequência de dias ensolarados também desempenharam papel significativo no desenvolvimento das lavouras já estabelecidas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui