Gabriel apresentou o histórico de episódios climáticos que o RS vem enfrentando nos últimos anos, como estiagens e ciclones - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

A delegação do governo do Estado chegou nesta sexta-feira (1°/12) em Dubai, nos Emirados Árabes, para a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28). O vice-governador Gabriel Souza, que lidera a missão oficial do Rio Grande do Sul, participou de painéis com governadores de outros estados brasileiros sobre iniciativas que estão sendo realizadas pelos entes federados para mitigar os efeitos da mudança climática.

“O governo do Estado participará de uma série de atividades para mostrar o que estamos fazendo, compartilhar nossas experiências e políticas para o clima. Neste espírito de cooperação internacional, queremos levar boas práticas que possam auxiliar na mitigação dos danos ao meio ambiente”, adiantou Gabriel durante a sua participação no painel “Adaptação às Mudanças Climáticas: papel dos Estados”.

O encontro reuniu o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, os governadores do Espírito Santo e da Bahia, Renato Casagrande e Jerônimo Rodrigues, respectivamente, além da secretária nacional de Mudanças do Clima, Ana Toni.

Na oportunidade, Gabriel apresentou ao público, que lotou a arquibancada do Pavilhão Brasil, o histórico de episódios climáticos que o Rio Grande do Sul vem enfrentando nos últimos anos, com estiagens e ciclones. “Agimos em duas frentes. Com assistência, no momento em que acontece o evento, mas que isoladamente não é suficiente. Por isso, o governo do Estado criou uma agenda climática, com um programa chamado ProClima”, disse.

O ProClima 2050 reúne programas estaduais com ações de mitigação dos gases de efeito estufa e de adaptação e resiliência climática. A agenda tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030 e zerar até 2050.

Agenda

No sábado, 02, a delegação gaúcha – que inclui a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, e equipes técnicas da Sema e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) – participa da assinatura de um protocolo com o Estado da Califórnia para mitigação das emissões de metano na atmosfera. O vice-governador também fará uma apresentação sobre as políticas da gestão para a conservação e restauração dos biomas gaúchos, entre outras agendas na COP28.

Fonte: Estado do RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui