Fotos: Luiz Fernando Bertuol

Santa Cruz ganhou mais um presente nesta quinta-feira, 30. Ao som de 26 flautas, alunos do Colégio Estadual Monte Alverne surpreenderam o público com uma apresentação, cuja preparação iniciou há apenas três meses. “Neste aniversário do município, é um presente maravilhoso que vocês estão dando para Santa Cruz. Nada vai tirar este conhecimento que vocês adquiriram em tão pouco tempo”, disse a prefeita Helena Hermany.

Denominada Melodia dos Anjos, a orquestra jovem do Colégio Monte Alverne iniciou sua formação a partir de 10 de junho, com encontros toda quinta-feira, no turno inverso ao da aula, sob a regência do professor Irimo Panke, com auxílio do filho, Cleber.

Nesta primeira apresentação do grupo, tocaram duas canções: O sino da Capela, de Mário Mascarenhas, e um trecho da 9ª Sinfonia de Beethoven. “Me sinto feliz que consegui aprender e já me apresentar”, disse o garoto Vitor Gabriel, de 13 anos, e aluno do 7º ano, que já compreendeu também os benefícios por participar da iniciativa. “Música é divertido. Só assim eu fico menos tempo no celular”, relatou.

O projeto foi possível graças a uma parceria de várias instituições e da empresa Japan Tobacco International (JTI), que repassou R$ 30 mil para a Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi). Em sua fala, a coordenadora dos projetos sociais da empresa, Marinês Kittel, mencionou os benefícios do projeto. ‘Que bom que vocês estão aproveitando a oportunidade. Com certeza vocês serão seres humanos melhores”, afirmou.

O diretor do educandário, Nelson Jandrey, valorizou a contribuição de todos os parceiros. “A escola precisa de vocês, e que bom que vocês nos ajudam para oferecer uma melhor educação para nossos alunos”, reconheceu. Os estudantes aprenderão ainda outros instrumentos, como sax, trombone, trompete, clarinete, bateria, cajon, teclado e violão.Ao final da solenidade, foram entregues kits de higiene a cada um dos integrantes, através do Programa Saúde na Escola.

Estiveram presentes o sub-prefeito de Monte Alverne, Julio Mahl, a chefe de Gabinete, Berenice Bohnen, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, a secretária de Saúde, Daniela Dumke, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Renato Goerck. A prefeitura é parceira do projeto através das secretarias municipais de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, de Educação, e de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui