Crédito: Edemar Etges

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Venâncio Aires está desenvolvendo a primeira parte de um projeto para a instalação de placas de sinalização e de identificação no interior do município de Venâncio Aires. A informação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti, e, segundo ele, as placas ainda são referentes ao orçamento de 2021 e soma R$ 56 mil. “Estamos somente no aguardo para a empresa efetuar a entrega do material”, ele comenta ainda que serão 80 placas no total e serão instaladas na região de Vila Santa Emília, Linha Travessa, Linha 17 de Junho, Linha Arroio Grande, uma parte de Linha Sapé, e da região serrana do município, como Vila Deodoro, ou seja, serão contemplados o terceiro, quarto, quinto e sexto distritos.

Battisti reforça que as placas indicarão os pontos turísticos e as localidades e cita como exemplo, a Rota do Chimarrão, Balneário Paraíso, Figueira Centenária, Jardim Secreto das Suculentas, Escola do Chimarrão, Chácara do Mel, Cantinho do Gerônio. “Desta maneira, se une os pontos turísticos com as localidades, pois ao mesmo tempo as pessoas vão conseguir se localizar em qual ponto turístico onde se encontram e em qual localidade. Este é o nosso objetivo, pois hoje se usa os aplicativos no celular, mas não se consegue utilizá-los na região serrana, pois lá não têm sinal de internet. As placas darão esta localização melhor e as pessoas e turistas vão conhecer e mais e melhor nosso interior”, enfatiza.

Segundo Battisti, as placas estão sendo produzidas de acordo com as normativas técnicas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Elas são de metal reflexivo e serão nas cores marrom, quando é ponto turístico, que é o padrão internacional do turismo e quando é localidade, as cores são verde com branco.

Ainda conforme Battisti, a entrega das placas deverá ocorrer até o início de fevereiro e está com a equipe preparada com uma caminhonete para fazer a instalação. A equipe será coordenada pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo de Venâncio Aires (Comtur) e servidor público Rui Schwinn, pois ele participou da formatação destas placas.

Battisti informa que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico já tem um orçamento para 2022 de R$ 50 mil para a segunda etapa de instalação de placas de sinalização no interior. Ainda não é possível quantificar o número de placas, o que vai depender do seu tamanho. As da primeira etapa são 78 de 1,50 metro x 1 metro e duas que são um pouco menores, de 1,50 metro x 0,60 metro. A segunda etapa vai contemplar a região do barro branco de Venâncio Aires, como segundo (Vila Mariante), sétimo (Vila Deodoro) e nono distritos (Vila Estância Nova). “O objetivo de sinalizar todo o interior do município é mostrar onde estamos, temos que conhecer melhor as localidades e estamos muito defasados com a instalação de placas no interior, o que não ocorre há muitos anos. A diferença é que usamos recursos próprios. Quem nunca andou pelo interior de Venâncio Aires, não se acha e para quem vem de fora, se perde. As 80 placas jaó vão dar uma vida para estas localidades”, observa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui