Foto: Divulgação

Montar no lombo de um cavalo, não é propriamente uma atividade habitual para a senhora Eliete Guedes, de 58 anos. Mas ela adorou. “Foi um momento de desafio, uma experiência única, achei excepcional”, relatou, após cavalgar auxiliada por um guia.

Dentro da programação de aniversário de dois anos da instituição Cavalo da Liberdade, situada em Alto Boa Vista, integrantes dos projetos Reativar e Maturidade Esportiva, realizados pela Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), receberam o convite para conhecer o sítio em que se localiza a instituição. “Não conhecia aqui, achei lindo, maravilhoso”, revelou Adriane Wrasse, de 48 anos.

Tão felizes quanto elas estavam os demais participantes dos projetos. Cerca de 20 alunos prestigiaram a iniciativa realizada nessa terça-feira, 23.

A psicóloga e equoterapeuta Samantha Centeno, explica os benefícios da atividade.
“Além das melhorias no âmbito da saúde, como fortalecimento muscular dos membros inferiores, os benefícios da equoterapia para idosos abrangem também questões sociais e neuropsíquicas, ajudando a prevenir doenças comuns na terceira idade, como a depressão causada por isolamento”, destacou.

A coordenadora dos projetos pelo Departamento de Esportes, Candida Severo, avaliou a oportunidade. “Foi gratificante poder levar os integrantes dos projetos para essa vivência. Foi um momento para se desconectar e viver o momento presente”, disse.

Como participar dos Projetos Maturidade Esportiva e Reativar

O Projeto Maturidade Esportiva acontece em 15 núcleos, no centro e bairros da cidade. Por enquanto as aulas presenciais estão sendo retomadas somente no núcleo central, com aulas no Poliesportivo e, em breve serão também nos demais espaços. No núcleo central são oferecidas três turmas: uma nas segundas e quartas, das 9h às 10h, e as outras duas nas terças e quintas, uma das 8h às 9h e outra das 9h às 10h.

Já o Reativar é destinado para pessoas acima dos 18 anos, de ambos os sexos, e oferece sessões de alongamento e caminhada. As atividades ocorrem nas segundas, quartas e sextas , das 8h as 9h na pista de caminhada do Parque da Oktober, no entorno do Campo Municipal.

Interessados em ingressar nos projetos devem preencher ficha de inscrição no Departamento de Esportes da Sehase, junto ao Ginásio Poliesportivo. É necessário levar carteira de vacinação com esquema vacinal completo (primeira e segunda dose ou dose única) e atestado médico. Mais informações pelo telefone (51) 3715-1895.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui