Foto: Luciano Pereira / Assessoria de Comunicação HSC

A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), por meio do Hospital Santa Cruz (HSC), recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o Certificado de Energia Renovável concedido pela empresa de consultoria Ludfor Energia Ltda. A distinção, designada também à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), reconhece as iniciativas institucionais ou empresariais que utilizem somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agrida o meio ambiente. Desde 2017 o HSC utiliza energia obtida por meio do Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou Mercado Livre, em substituição à energia elétrica convencional.

O certificado foi entregue pelos representantes da Ludfor, Alana Magdalena Baú e Gilney Braido, ao gerente administrativo do HSC, Felipe dos Santos. Segundo Braido, a energia elétrica consumida pelas empresas certificadas é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal, com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente sustentável e renovável, estando de acordo com os princípios e valores da empresa.
“O certificado comprova que a energia elétrica consumida pelo Hospital é proveniente de fonte de energia renovável, como a eólica, a solar, de biomassa, PCH e CGH, bem como quantifica e gerencia a redução de emissões de gases de efeito estufa” explica o representante da Ludfor. “Com a utilização de energia de fonte renovável, o HSC reduziu 293,333 tCO2e em emissões no ano de 2021, que são os gases de efeito estufa demonstrados por meio de tCO2e toneladas de dióxido de carbono equivalente”.
Essa redução, conforme consta no certificado, significa 8.105 mudas de árvores conservadas por 20 anos ou 125 toneladas de papel/papelão enviadas para aterro sanitário. Também equivale a 2.915 veículos leves a gasolina percorrendo 500 quilômetros ou a 824 transportes rodoviários de uma tonelada de carga por 500 quilômetros.
Os dados dos cálculos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) seguem as reconhecidas metodologias internacionais para esse fim, em especial o GHG Protocol Corporate Standart da The Greenhouse Gas Protocol Initiative e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Desde 2017, o HSC já reduziu 840,034 tCO2e.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui