Foto: Divulgação

Em 2018 o Hospital Ana Nery (HAN) embarcou no desafio de se preparar para o processo de Acreditação Hospitalar. Na época, passou a integrar o Qualificar, um Programa de Qualificação da Assistência Hospitalar, que seguiu os critérios do Manual da Acreditação Hospitalar da Organização Nacional da Acreditação – ONA. O programa teve duração de 12 meses e foi conduzido pela empresa de assessoria EJRos Brasil, de Caxias do Sul, que já assessorou vários hospitais gaúchos a obterem a Acreditação da ONA.

Desde então, a instituição alterou processos, incluiu novas práticas à rotina, fez a revisão de documentações e as adequações necessárias para atendimento de critérios, tudo objetivando a obtenção do selo de Hospital Acreditado pela ONA e, principalmente, a segurança do paciente.

Entenda

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Uma instituição com selo de Acreditação possui um serviço diferenciado, com mais qualidade e segurança para todos os seus usuários.

Segundo o diretor executivo da instituição, Gilberto Antonio Gobbi, a Acreditação é uma comprovação do compromisso com a excelência nas práticas de saúde. Ela busca melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes, além de favorecer um ambiente livre de riscos para todos que circulam no ambiente hospitalar. “Depois da satisfação dos nossos clientes, ser um Hospital Acreditado será uma de nossas maiores conquistas. Ela será a prova de que estamos no caminho certo”, pontua.

Apesar de ser tão importante para a imagem e operação dos hospitais, conseguir a certificação é difícil e exige muito planejamento. No Ana Nery, os processos de melhoria interna em busca da Acreditação não aconteceram de forma isolada, todas as áreas, de alguma maneira, tiveram envolvimento neste processo. “Somos todos responsáveis pela qualidade do atendimento e pela segurança dos pacientes. Todas as melhorias que realizamos de 2018 até agora tiveram participação direta de todas as áreas”, avalia Liliane Hoehne, analista de qualidade e uma das responsáveis por conduzir o processo de Acreditação no Ana Nery.

Para que fosse possível submeter o hospital à visita dos acreditadores, a instituição teve que seguir diversas diretrizes assistenciais definidas, relacionadas, principalmente, com a segurança de pacientes, colaboradores e equipamentos.  “A Acreditação é muito mais que um selo, uma certificação, ela é uma ferramenta para a melhoria contínua da qualidade assistencial. Quando se fala de Acreditação, se fala de gestão da qualidade, segurança do paciente e gerenciamento de risco”, complementa Suzeline Ferreira, enfermeira coordenadora do CCIH, também à frente do processo de Acreditação no HAN.

O caminho até aqui foi longo, e na próxima semana, nos dias 13 e 14 o Ana Nery recebe a visita dos auditores da ONA. Caso atenda aos requisitos, a instituição será Acredita Nível 1. “Esperamos que a comunidade esteja na torcida por nós, já que a Acreditação trará ganhos para todos que utilizam nossos serviços”, finaliza Gobbi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui