Paralisados em razão da pandemia da covid-19, os grupos de saúde estão sendo reativados em Venâncio Aires. Através de encontros, os profissionais têm se dedicado a fornecer orientações sobre prevenção, tratamento e cuidados a hipertensão e diabetes. Até o momento, as localidades de Centro Linha Brasil, Deodoro e Estância Nova e o bairro Cruzeiro retomaram as atividades aos moradores.

Os encontros também promovem debates de temas diversos, como saúde bucal, nutrição, terapias naturais e cuidados da mulher e do homem. Segundo o secretário de Saúde, Tiago Quintana, em razão dos benefícios que os grupos proporcionam, a secretaria tem incentivado a reativação. Desta forma, os profissionais das demais unidades estão mobilizados na retomada das ações, que abre espaço para o diálogo com os moradores.

Reativado há seis meses, o grupo da UBS Wilson da Silva Puthin, do bairro Cruzeiro, já conta com 20 participantes. Os encontros ocorrem sempre na última quarta-feira do mês com a presença de um profissional da temática escolhida. Além disso, são disponibilizadas verificações de pressão arterial e glicose e testes rápidos.

Conforme a enfermeira coordenadora da UBS Wilson da Silva Puthin, Aline Royer, os temas são definidos pelos próprios participantes, de acordo com a curiosidade e o interesse deles. “A gente aborda sobre dores, a gente faz orientações e tenta motivar estas pessoas a fazerem atividade física e a se cuidarem.”

Além disso, foi a partir dos encontros que iniciou a promoção do grupo de atividade física no bairro Cruzeiro, que ocorre nas segundas, terças e quintas-feiras. Na oportunidade, são realizados alongamentos, caminhadas e danças. Uma das participantes é Vera Giovanaz, que já percebe os benefícios da ação.

“Antes, eu não podia sentar ou ficar sentada, porque eu levantava e saia mancando. Quando comecei a fazer parte do grupo, eu sentia dificuldade, mas hoje me sinto bem melhor. Já consegui resolver boa parte do problema através dos exercícios.”

Os grupos de saúde são abertos ao público. Os interessados em fazerem parte das turmas devem contatar a unidade de saúde mais próxima de casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui