A Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) reúne-se nesta terça-feira, 22, no município de Florianópolis, com representantes dos sindicatos filiados dos três estados do Sul, mais o sindicato de Uberlândia, em Minas Gerais, para uma avaliação da safra 2021 e a projeção para o próximo período. O evento deverá também apontar as diretrizes iniciais para as negociações coletivas da categoria, marcadas para terem início a partir do mês de outubro próximo.

O presidente da Fentifumo, Gualter Baptista Júnior, irá conduzir a reunião. “Iremos fazer uma análise sobre as contratações de trabalhadores sazonais, assim como a redução no número de safreiros contratados neste ano. Ainda não temos o número fechado, mas houve redução, motivada ainda pela pandemia do coronavírus”, justifica Baptista.

No encontro ele representa também o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa), sindicato presidido por Baptista Júnior. Além da entidade santa-cruzense, irão participar da reunião o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo do Alto Vale do Itajaí (Sintifavi), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de SC (Sitifursc), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Rio Negro – Paraná (Sitifumo) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo de Porto Alegre e Cachoeirinha. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do fumo de Uberlândia (Sintraf), irá participar de forma remota, pela internet.

Além da avaliação da safra em curso, a Fentifumo e os sindicatos irão projetar a pauta para as negociações coletivas, que iniciam no segundo semestre, a partir do mês de outubro, ocorrendo de forma escalonada nas diferentes empresas e estados. “Vamos discutir também sobre o papel da entidade à frente destas pautas. Será um encontro robusto, com muitas pautas e discussões. O número de contratações mais baixo e as próximas negociações são pautas muito importantes para a federação”, salienta o presidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui