Foto: Isadora Oliveira

Às vezes, uma iniciativa que parece pequena pode representar muito na vida de alguém. Luciano Jair Alves sabe muito bem disso. Trabalhador do setor metalúrgico por dez anos, viu-se desempregado no final do ano passado. Aos 39 anos, na época, ele sabia que arrumar emprego de uma hora para outra não seria tarefa fácil. Até que ficou sabendo de um curso de qualificação que estava sendo oferecido pela Prefeitura. Foi então que aproveitou a oportunidade para mudar de profissão e hoje está agradecido e feliz “trabalhando nas alturas”.

Sempre entusiasmado, Luciano usou os meses de salário-desemprego para “fazer do limão uma limonada”. Ficou sabendo de um curso de pintor ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Instituto Mix e, a partir dos conhecimentos básicos de construção civil, aprimorou as habilidades em um intensivo que durou pouco mais de um mês. Ao término, ganhou uma cerimônia de formatura e, em poucos dias, conseguiu um novo emprego. “O curso foi muito bom. Tivemos uma lindíssima formatura, com direito a certificado. Logo entreguei um currículo e dois dias depois já me chamaram, com carteira assinada e tudo”, conta.

Agora, trabalha na pintura de grandes prédios, sempre munido de equipamentos de segurança, e está sendo desafiado diariamente. “Tive que enfrentar meus medos de altura e consegui vencer, com toda colaboração da empresa e apoio dos colegas. Tenho me esforçado e já peguei muita confiança. Tenho uma boa profissão e sou digno de ganhar um sustento para minha família”, reflete.

Natural de Vera Cruz, Luciano veio morar em Santa Cruz do Sul ainda criança, quando os pais se mudaram em busca de melhores condições de trabalho. Apesar de, muitas vezes, passar a semana toda fora – porque a empresa em que trabalha desde janeiro presta serviços em vários locais do estado – é para cá que ele volta aos finais de semana para aproveitar a filha, a esposa e os amigos. “A Prefeitura me deu uma oportunidade de ter um curso, de ter certificado, e evoluir numa área profissional. Foi uma experiência nova e estou bem feliz”, diz.

Novos cursos já estão previstos para 2024

Durante este ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ofertou 537 oportunidades gratuitas de cursos de capacitação profissional. Foram oficinas de costura, manicure, bartender, cuidador de idosos, culinária, música, dança, arte, mídias sociais, entre outras. Teve até curso gratuito de desenvolvedor de software – uma das profissões mais requisitadas pelas empresas atualmente. Somente pelo Programa TransformAção, voltado para adolescentes de baixa renda que estão ingressando no mercado de trabalho, foram 210 vagas ofertadas.

Para 2024, já estão sendo organizados cursos novos. Técnico de vendas e marketing digital, trabalhador de pet shop, açougueiro, panificador, barbeiro, cabeleireiro e treinamentos para profissionais da área da limpeza são algumas das temáticas previstas, que ainda devem ser confirmadas. Os participantes precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. Interessados podem fazer a pré-inscrição pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social, na Rua Coronel Oscar Jost, nº 1576, ou pelo telefone (51) 3715-1895.

23 histórias que fizeram 2023

Ao longo deste mês, a Prefeitura estará contando, em textos, fotos e, por vezes, também vídeos, 23 histórias de vidas que foram impactadas pelos diversos serviços oferecidos pelo poder público em 2023, com o objetivo de voltar no tempo para fazer um balanço do ano que passou e planejar as ações futuras. Os conteúdos estão sendo publicados no site e redes sociais da Prefeitura. O acesso pode ser feito por este link: https://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/7770/prefeitura-lanca-projeto-para-relembrar-historias-marcantes-de-2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui