Foto1: Estudante William Maciel Strohm da Silva (Crédito: Heloísa Poll)

Com muita energia, vitalidade e cheios de ideias, estudantes de escolas da região do Vale do Rio Pardo preencheram o auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para uma manhã de muito conhecimento. Nesta quinta, 24 de março, os integrantes do programa Cooperativas Escolares, da Sicredi Vale do Rio Pardo, participaram da primeira etapa da Arena de Inovação – Desafio Coopes, durante a Expoagro Afubra.

Acompanhados pelos professores, representantes de cada escola, dos 8º e 9º anos, assistiram a uma apresentação da equipe de voluntários, seguida de palestra com equipe do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) – Campus Venâncio Aires. Durante o momento, professores e estudantes abordaram os temas Cooperativismo e Inovação, além de apresentar experiências e o novo ensino médio técnico.

Em seguida, o grupo participou de oficinas e mentoria prática com o tema Metodologias Ágeis – ferramenta 5W2H e processo de Validação, cuja apresentação foi realizada pela Meu Resíduo, de Santa Cruz do Sul. Após, ainda participaram de atividade prática, desenvolvida numa sala especial.

Pela primeira vez na Expoagro Afubra, o estudante William Maciel Strohm da Silva, de 13 anos, estava entusiasmado com a visita e a oportunidade de participar do Arena. Filho de produtores de tabaco, ele integra a cooperativa Brotando a terra, da Escola Municipal Guararapes, de Linha Almeida, em Sinimbu. “É muito bom estar aqui para aprender mais”.

A equipe de voluntários, por sua vez, é composta por representantes do Sebrae, Inova-RS, Pulpo Assessoria, meuResíduo, TecnoUnisc, Unisc e Sicredi Vale do Rio Pardo. Além do desafio 1, os grupos ainda irão participar de mais duas etapas. A segunda em maio, no IF Sul, em Venâncio Aires. Já a terceira será realizada em agosto.

Texto: Heloísa Letícia Poll (Assessoria de Imprensa da Expoagro Afubra 2022)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui