Foto: Divulgação

A tarde da última terça-feira, 5, marcou a assembleia de fundação da Cooperativa Escolar Vivendo Ideais, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Branco, de Saraiva, interior de Santa Cruz do Sul. “É com bastante orgulho e sentimento de responsabilidade que hoje assumo o cargo de presidente. O desafio é grande, mas sei que não estarei sozinha, contarei com o apoio de cada um de vocês que aceitou dividir comigo essa jornada”, salientou a jovem presidente da Vivendo Ideias, Sofia Schmidt, 14 anos, em seu discurso de posse.

Os primeiros passos da mais nova cooperativa escolar, a 17ª fomentada pela Sicredi Vale do Rio Pardo, que coordena o Programa Cooperativas Escolares na região, aconteceram no início de 2023. Com uma trajetória de muita união, estudos e aprendizado, o grupo conta com a participação dos 22 sócios fundadores, alunos do quinto ano (Anos Iniciais) e do sexto ao nono ano (Anos Finais) do Ensino Fundamental. Além de cooperar com a comunidade escolar, os estudantes usam como base os princípios cooperativistas para aprenderem empreendedorismo, protagonismo juvenil, cidadania, solidariedade, entre outros temas.

Durante a assembleia de fundação, os estudantes apresentaram os principais tópicos do Estatuto Social da cooperativa escolar, a criação da marca e do logo da Vivendo Ideias e elegeram os Conselhos Fiscal e Administrativo. Para liderar junto com a presidente Sofia foi eleita como vice-presidente da Vivendo Ideias, Maria Antônia Soares, 12 anos, que apresentou o Plano de Gestão para o próximo ano. No planejamento estavam ações na escola, comunidade e atividades diversas relacionadas ao cooperativismo. Os alunos ainda falaram sobre os momentos vividos durante a construção da cooperativa, guiada pelo Jogo Cooperlândia.

A Cooperativa Escolar Vivendo Ideias será conduzida pelos estudantes com orientação do professor William Pollnow e apoio da diretora da Emef Rio Branco, Carine Beatriz Barbian. O professor William explicou todo o processo de criação da cooperativa escolar e agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “Foram realizados muitos encontros, precisamente 22 até hoje”, destacou. Como incentivo, o jovem Cleber Wermuth, egresso da Cooperativa Escolar Semeando Sonhos, de Herveiras, deixou sua mensagem ao grupo por meio de vídeo. “Ao fazerem parte de uma cooperativa escolar saibam aproveitar as oportunidades, as vivências e as experiências que o mundo mágico do cooperativismo tem a oferecer a vocês”.

Incentivo

Os estudantes agradeceram aos representantes da Sicredi Vale do Rio Pardo pelo incentivo e por acreditarem que eles podem transformar a sociedade e o mundo um lugar melhor. “Faremos o possível para que o cooperativismo seja difundido e cada vez mais presente em nossas vidas”, destacaram os jovens. Para prestigiar o momento estava presente o presidente da Sicredi, Heitor Álvaro Petry. O líder cooperativista destacou a importância do programa, que é uma grande oportunidade para os estudantes aprenderem e vivenciarem experiências. “Nossa alegria é que estes estudantes farão a diferença. Queremos construir uma sociedade melhor pelo caminho da educação”.

Apoio

Como representante do poder público estava o secretário municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, Wagner Machado. “Estes valores irão contribuir não só para o sucesso individual de cada um de vocês, mas, com certeza, para o sucesso da coletividade. E é, por isso, que eu quero expressar também a felicidade e alegria por este momento, é porque juntos nós podemos mais, gente que coopera, cresce”, ressaltou. Durante a assembleia, a Banda da Emef Rio Branco apresentou o Hino Municipal e mais duas canções. O grupo musical é coordenado pelo professor Crispim Francisco Santana e conta com apoio do Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi Vale do Rio Pardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui