Arroio de Pedras em Monte Alverne. Foto: Otávio Bremm

Um dos problemas que chegam junto com o verão é a estiagem no interior, que afeta diretamente a agricultura e o sustento de diversas famílias. E 2021 já começou com várias regiões clamando por água. Porém, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul está em busca de soluções e já distribuiu mais de 220 mil litros de água, que é retirada dos poços artesianos e destinadas para as comunidades rurais.

Na região de Monte Alverne, por exemplo, o abastecimento com caminhões pipas é diário. De acordo com Secretário Municipal de Agricultura, Hardi Lúcio Panke, está sendo feito um mapeamento em todo o interior do município e estão sendo feitas constantes reuniões com a prefeita Helena Hermany, na busca de uma solução. “Agora a tarde estive com a prefeita, estamos fazendo relatórios sobre a situação da estiagem no município. Ela nos pediu urgência. O instituto de meteorologia, esta prevendo pouca chuva e queremos nos adiantar. Já temos 247 pedidos de aguadas e limpezas de açudes”, destaca Panke.

Além de Monte Alverne, localidades onde o solo é mais arenoso e lugares mais altos são os mais afetados pela falta de chuva dos últimos meses. Conforme Panke, além da Secretaria de Agricultura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também está auxiliando a comunidade.

Os moradores que precisarem do auxilio da prefeitura podem entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (51) 3713-8242 e o pedido será atendido em até 48 horas. Vale ressaltar que o morador precisa ter um reservatório para receber a água, e a cada mil litros de água é cobrada uma taxa de R$ 6,68.

Por Monique Rodrigues e Tatiana Schulz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui