A localidade de Linha São João sedia na próxima semana, dia 3 de julho, um encontro sobre Produção Agroecológica Sustentável. O encontro da Semana dos Alimentos Orgânicos do Vale do Rio Pardo, prevista inicialmente para o início do mês de junho, acontece na próxima segunda-feira na propriedade da família Hirsch: Arno, Wally, Jean e Solange. Durante o encontro serão debatidos temas relacionados a produção de bases ecológicas e sustentável em unidades de produção familiares.

Conforme a Emater, a Semana dos Alimentos Orgânicos é uma programação instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o objetivo de difundir a produção e consumo de alimentos orgânicos e seus benefícios nutricionais, ambientais e sociais. Além disso, é uma oportunidade para debater e difundir conhecimento sobre agroecologia, e ao mesmo tempo refletir a respeito dos papeis de cada agente da cadeia produtiva agropecuária em sintonia com os consumidores.

PROGRAMAÇÃO

A programação acontece durante a tarde, a partir das 13h30, com encerramento previsto para às 16h30. Em caso de chuva, por ocorrer em ambiente aberto, a programação será transferida.

Durante a tarde serão abordados temas em três Estações. Na Estação 01 haverá o debate sobre “Produção Agrícola de Bases Ecológicas em Unidades de Produção Familiar”, com o engenheiro agrônomo José Antônio Schimitz, professor da UERGS. Já na Estação 02 será abordado o tema “Multiplicação e utilização de microrganismos eficientes”, com a engenheira agrônoma Marines Rosali Bock, da ERNS Emater e a bióloga Caroline Cabreira Cagliari, do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Sinimbu.  Na Estação 03 haverá a “Apresentação da Propriedade – Sistema de Biodigestor – Cultivo de morangos – Secador de Grãos – Sala de Ordenha – Construção de Estufa”, com o técnico agrícola Jean Hirsch.

Vale lembrar que a programação em Sinimbu ocorre através da Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo e Associação dos Agricultores Produtores de Alimentos de Sinimbu. O evento tem o apoio da Emater, Prefeitura de Sinimbu, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Centro Vocacional Tecnológico do Vale do Rio Pardo.