Foto: Semass

A Semana Municipal do Meio Ambiente contou com uma atividade diferente na Emef Bom Jesus, na manhã desta quinta-feira, 10: a inauguração de um biodigestor, equipamento para tratamento de resíduos e geração de energia limpa. O sistema produz até 3 horas de gás de cozinha todos os dias usando apenas restos de comida e esterco animal.

O biodigestor foi adquirido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), a um custo de R$ 6 mil, para ser utilizado em projetos de educação ambiental e geração de energia limpa, sem eletricidade. Como é móvel, o equipamento poderá ser transportado para diferentes locais.

Enquanto estiver na escola, os alunos poderão participar do processo, alimentando o sistema com resíduos orgânicos, ou seja, tratando o lixo doméstico de modo adequado, e utilizando o fertilizante que sobra do processo no cultivo de hortas. Tem ainda o gás metano que pode alimentar o fogão da escola, no preparo de alimentos que serão oferecidos aos alunos.

A inauguração do biodigestor faz parte do Projeto Biogás, desenvolvido pela Emef Bom Jesus Participaram do ato os secretários municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisengerger, e de Educação, João Miguel Wenzel, além de professores e servidores da prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui