Com o objetivo de evitar a propagação de focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um mutirão neste sábado, 21. Dessa vez, moradores do bairro Goiás receberam a visita dos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Cerca de 30 trabalhadores da saúde atuaram na ação, que também contou com o apoio da Guarda Municipal.

A atividade consistiu em passar orientações aos moradores e na eliminação de criadouros de mosquito, e ocorreu durante todo o dia. Na ação, mais de 80 coletas de larvas de possíveis focos do Aedes foram coletadas para análise.

Moradora do bairro, a bióloga Simone Dreher abriu o portão de casa para receber os Agentes. “Embora a gente procure cuidar do pátio para não acumular água em recipientes, é sempre importante recebermos um alerta para que este cuidado seja permanente”, afirmou.

Também moradora do Goiás, a Agente de Saúde Julia Heck acompanhou a vistoria realizada na piscina e nos canteiros de flores. “Meu trabalho como agente é em Linha Santa Cruz, e na minha rotina sempre passo orientações aos moradores para evitar a proliferação do mosquito”, relatou.

De acordo com a coordenadora do Setor de Endemias, Juliana Gonçalves Hofmeister, dos 1,6 mil imóveis previstos, 1,3 mil foram visitados. Ainda segundo ela, a principal orientação é para que os moradores mantenham suas piscinas tratadas. Na próxima segunda-feira, 23, o mutirão no Bairro Goiás terá continuidade nas demais residências.

Foto: Guilherme Neuhaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui