Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou, nesta segunda-feira, 8, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No documento, a previsão é de que a prova aconteça nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições vão de 5 a 16 de junho.

Além do edital, o Inep também deve publicar o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição. Quem tiver a solicitação ou a justificativa indeferida poderá entrar com recurso até a próxima sexta-feira, 12. De 5 a 21 de junho, corre o prazo para o pagamento das inscrições.

Como de costume, as provas do Enem serão realizadas à tarde. Ao meio-dia, ocorrerá a abertura dos portões, com fechamento às 13h. Já a aplicação do exame acontece das 13h30 às 19h, no primeiro dia, e das 13h30 às 18h30, no segundo dia.

As provas objetivas e a redação avaliarão as áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Redação. Nesta edição, ainda não haverá alterações na prova relativas à reforma do Ensino Médio.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, a prova tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: GZH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui