Foto: Divulgação

A exposição solar excessiva sem a devida proteção é um dos principais fatores de risco para o câncer de pele. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu dezembro, mês marcado pelo início do verão para instituir a campanha “Dezembro Laranja”, buscando conscientizar as pessoas sobre a prevenção do câncer de pele e a importância de procurar um médico para exames e orientações, para detectar a doença precocemente.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Tiago Quintana, o primeiro passo para evitar o câncer de pele é prevenir com cuidados básicos no dia a dia, como remediar a exposição ao sol exagerada e o uso de protetor solar mesmo em dias nublados. “O SUS oferece médico dermatologista mediante o encaminhamento do clínico geral. Todos que suspeitarem que possam ter a doença, devem se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima.”, ressalta Quintana.

Para os agricultores, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Município, disponibiliza a distribuição gratuita de protetores solares, visto que os produtores rurais têm uma rotina mais exposta à luz solar. Para receberem o produto, podem se cadastrar agricultores munidos de declaração que comprove a atividade agrícola, como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF, antigo DAP) e além disso, devem apresentar o cartão SUS e documento de identidade.

CASOS: Em Venâncio Aires, segundo dados de 2021 da Secretaria Municipal de Saúde, os casos de câncer de pele contabilizam 127 pacientes.

Medidas básicas de prevenção ao câncer de pele:

– Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
– Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV e sombrinhas.
– Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro solar com fator de no mínimo, proteção 30.
– É necessário reaplicar o protetor solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol, bem como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.
– Em dias nublados, também é importante o uso de proteção.

Foto: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui