Foto: Jacson Zitzke

O primeiro passo para a implantação da primeira rota de cicloturismo na região – a Rota Centro-Serra, será dado no dia 27 de setembro, um domingo, a partir das 13 horas, com um curso básico de mecânica de bicicleta. A atividade, que seguirá rigorosamente as orientações para eventos em tempos de pandemia, se realizará no Sítio Pedagógico Paraíso, em Rio Pardinho (Rodovia RSC-471, km 101 ). O curso terá cinco horas de duração, será dividido em duas etapas (teoria e prática) e busca instrumentalizar os ciclistas a pedalarem de forma autônoma por meio de noções básicas de mecânica e manutenção de suas bicicletas.

A Rota Centro-Serra de cicloturismo será dividida em etapas. A primeira, que se inaugura dia 27 de setembro, com o Curso Básico de Mecânica de Bicicleta, será a Etapa Rio Pardinho. Se iniciará em Santa Cruz do Sul e seguirá até Sinimbu, com opções de caminhos por acostamento asfaltado e terra. Os cicloturistas que percorrerem o trajeto carimbarão passaportes em estabelecimentos parceiros da iniciativa distribuídos desde o Centro de Santa Cruz do Sul até Sinimbu. Estes locais, em fase de cadastramento, estarão identificados com placas onde estará escrito a frase “Empresa Amiga da Bicicleta”.

Segundo Luiz Faccin, organizador do evento e membro da diretoria da Associação Gaúcha de Cicloturismo, a opção por uma oficina como forma de inaugurar a primeira etapa a Rota Centro-Serra de cicloturismo não é casual. “Tão importante quanto pedalar é saber consertar a própria bicicleta, em caso de pane, garantindo, dessa forma, passeios mais tranquilos e autossuficientes”, explica. O investimento é de R$ 70,00 e as inscrições podem ser feitas na Luiz Faccin Bicicletas (Avenida Deputado Euclides Nicolau Kliemann, 544, Bairro Arroio Grande – Santa Cruz do Sul). Cada inscrição ganha, de brinde, um exemplar do livro “Operação Campos de Cima da Serra”, do cicloturista Demétrio de Azeredo Soster. Informações pelo (51) 996581974

No que diz respeito à segurança dos participantes em épocas de Covid-19 e bandeira laranja, todos os protocolos do Modelo de Distanciamento Controlado, divulgado semanalmente pelo governo do estado, serão seguidos durante o curso. “Garantimos que o Curso Básico de Mecânica de Bicicleta será realizado com todas as medidas de distanciamento e segurança necessárias, em local aberto (ao ar livre) e longe de riscos”, assegura Mariane Schimidt, igualmente organizadora do evento.

A promoção é da Associação Gaúcha de Cicloturismo e tem o apoio de Luiz Faccin Bicicletas, Audax Santa Cruz e Editora Catarse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui