Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura lançou nesta quinta-feira uma nova modalidade de financiamento para o produtor rural, com base em recursos privados e garantia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Trata-se do Crédito de Recebíveis do Agronegócio (CRA) Garantido, que poderá ser utilizado nas operações de custeio e investimento, assim como para renegociação de dívidas de produtores que estão fora do sistema financeiro oficial.

O projeto-piloto para testar a ferramenta será feito com  a Cotrijal, de Não-Me-Toque, que reúne 7,9 mil produtores, e deve movimentar R$ 29 milhões, com juros de 3,15% e prazo de dois anos para pagamento.

O CRA Garantido foi proposto no ano passado pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) à ministra Tereza Cristina, amparado pelas inovações da Lei do Agro. Segundo o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, o CRA consiste na emissão de uma Cédula de Produtor Rural (CPR), pelo produtor, em favor de uma originadora, que pode ser uma cooperativa ou revenda de insumos, trading ou indústria. A originadora busca uma securitizadora, que transformará as CPRs em CRA, o qual será oferecido ao investidor por uma corretora ou banco.

“O agro cresceu muito, temos poucos recursos oficiais, que têm que ser dirigidos para os pequenos e médios produtores”, disse Tereza Cristina na live de lançamento do novo sistema.

“É a primeira operação em que o BNDES atua como garantidor e esse instrumento vai nos permitir apoiar pequenos e médios empreendedores”, detalhou o presidente da instituição, Gustavo Montezano.

Para o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o mecanismo oferece alternativas de crédito além das tradicionais, o que aumenta a concorrência e a possibilidade de captar recursos no mercado financeiro brasileiro e do exterior.

O presidente da Cotrijal, Nei Manica, afirmou que a cooperativa se sente honrada em ser pioneira no projeto piloto. “Estamos otimistas com a possibilidade de acessar crédito privado”, afirmou.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui