Foto: Bruno Pedry

Com essência e originalidade, a Cuca Chimarrita, da Padaria Pritsch, é a mais nova vencedora do Concurso da Melhor Cuca. A delícia gastronômica foi conhecida na noite desta quinta-feira, 26, durante o lançamento da 22ª Festa das Cucas, Viva sua Festa mais Doce, que aconteceu no Salão do Imigrante do Condomínio Parque das Nascentes, com a presença de convidados, patrocinadores, apoiadores, padarias e imprensa. Na ocasião foram divulgadas as outras ganhadoras do concurso: Cuca Max e Milk, da Lisaruth; e Cuca Doce Magia, da Cucas Haubert. O tradicional evento retoma às atividades presenciais nos dias 10, 11 e 12 de junho, com entrada gratuita, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

A Cuca Chimarrita leva hortelã natural e cascas de laranja cristalizadas. Como uma homenagem às tradições e culturas, a proposta da criação da receita é um convite para tomar um chimarrão e passar valiosos momentos com quem se gosta. Para cultivar e manter a tradição da iguaria, a Cuca Max e Milk tem na receita o sabor tradicional de uva, combinado com leite condensado, creme de leite e doce de leite. Já a Cuca Doce Magia surgiu para marcar o retorno da Festa das Cucas, sendo uma renovação de sabores que já fazem sucesso. Entre os componentes da delícia estão doce de leite caseiro, coco torrado, nozes crocantes e cereja.

O 14º Concurso da Melhor Cuca aconteceu na tarde da última terça-feira, dia 24 de maio, no Salão do Imigrante, dentro do Condomínio Parque das Nascentes no Jardim Europa. As 13 padarias que participaram do concurso eram provenientes de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. Elas são as mesmas que farão parte da Festa das Cucas: Casa das Cucas Waechter (Domi Gastronomia), Cristal, Conffeipão, Cucas da Rosana, Cucas Gressler, Cucas Haubert, Docemania, Jamaica, Lisaruth, Nutryce, Panisul, Pritsch e Roque Schuh.

Os critérios de avaliação do concurso foram: apresentação, sabor, origem, criatividade, aplicabilidade e conceito. Na comissão julgadora estavam a assistente de Conteúdo do Destemperados, Amanda Xavier; a coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Bianca Inês Etges; a culinarista e criadora do Cozinha da Cátia, Cátia Schnorr; o gourmet e colunista Gastronômico, Emerson Haas; a chef de Cozinha Hilda G Gastronomia, Fabiane Grudzinski; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, Marcio Martins; e a chef da Arte Gourmet, Sandra Tolotti.

Programação – Durante a solenidade de lançamento da Festa das Cucas, ocorreu a divulgação da programação do evento. Além das deliciosas cucas, dos sabores clássicos aos mais diferenciados, os visitantes encontrarão na festa diversas atividades. Destaque para o Café Colonial Paragem e a Exposição O Resgate das Histórias, da João Dick Empreendimentos, que funcionarão todos os dias no Pavilhão Central. Haverá também aula de dança; apresentações de artistas locais, bandas e grupos de danças folclóricas; Ronda Folclórica com banda itinerante; e o Show de Cozinha Benoit, com Cátia Schnorr ensinando a fazer cuca.

Conforme a responsável pelos eventos da RBS TV dos Vales, Rafaela Schneider, esta edição da Festa das Cucas marca a retomada do evento após o período pandêmico. “Estamos ansiosos e preparados para reencontrar os apaixonados por cuca e pela nossa tradição. Com uma dose extra de carinho esperamos a todos para celebrarem mais uma edição da festa mais doce de Santa Cruz do Sul”, salientou ela.

Cuca do Bem – A ação beneficente Cuca do Bem existe desde 2017 e consiste na comercialização de cucas produzidas pelas padarias participantes da Festa das Cucas. Parte do valor é destinado ao Hospital Santa Cruz. Em 2022, a atividade ocorrerá no sábado, dia 4 de junho, das 9 às 17 horas, no Pórtico do Parque da Oktoberfest, em sistema drive-thru. As cucas vendidas serão dos sabores amendoim, açúcar, uva, coco, doce de leite, framboesa e goiabada e serão comercializadas ao valor de R$ 18,00 cada.

Serviço:

O que: 22ª Festa das Cucas

Quando: Dias 10, 11, e 12 de junho

Onde: Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul

Ingressos: Gratuitos

Horário de funcionamento:

Sexta-Feira (10/06) das 12 às 19 horas

Sábado (11/06) das 10 às 20 horas

Domingo (12/06) das 9 às 19 horas

Realização: RBS TV e Município de Santa Cruz do Sul

Patrocinadores: Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Unimed VTRP, Lojas Benoit e Charcutaria Kist

Apoiadores: Agência Guideline, Four Comunicação e Artistic Web

Padarias participantes: Casa das Cucas Waechter (Domi Gastronomia), Cristal, Conffeipão, Cucas da Rosana, Cucas Gressler, Cucas Haubert, Docemania, Jamaica, Lisaruth, Nutryce, Panisul, Pritsch e Roque Schuh.

Mais informações: www.festadascucas.com.br

Programação da 22ª Festa das Cucas:

Dia 10 – Sexta-feira    

12h – Abertura da 22ª Festa das Cucas com Jornal do Almoço Ao Vivo – Em frente à Haus da RBS

14h – Palco Cultural – Secretaria de Cultura – Aula de dança com Dugges Dance – Palco Principal

15h – Palco Cultural – Secretaria de Cultura – Show com Damé e John Sanfoneiro

16h30 – Encerramento Palco Cultural

17h – Voz e violão com Nando e Betânia

19h – Encerramento da Festa

 

Dia 11 – Sábado    

10h – Abertura do Parque

11h – Banda do 7º BIB – Em frente ao palco principal

13h30 – Apresentação Grupo Edelweiss do Centro Cultural 25 de Julho – Palco Principal

14h – Apresentação do Kronentanzgruppe do Centro Cultural 25 de Julho – Palco Principal

14h, 16h e 18h – Show de Cozinha Benoit – aprenda a fazer cuca com Cátia Schnorr – Parte externa do Pavilhão Central

15h – Chimarock – Ramal 314 – Palco Principal

16h – Chimarock – Marta Helena e Rodrigo Jaeger – Palco Principal

17h – Encerramento Chimarock – Palco Principal

17h – Ronda folclórica com Banda Fest – Itinerante

17h30 – Banda Nova Geração – Palco Principal

20h – Encerramento da Festa

 

Dia 12 – Domingo 

9h – Abertura do Parque

10h, 12h, 14h e 16h – Show de Cozinha Benoit – aprenda a fazer cuca com Cátia Schnorr – Parte externa do Pavilhão Central

13h30 – Grupo Oktobertanz de Casais – Palco Principal

14h – Grupo Oktobertanz Oficial – Palco Principal

15h – Daiton e Cris – Palco Principal

17h – Ronda folclórica com Banda Fest – Itinerante

19h – Encerramento da Festa

Obs.: A Escola do Chimarrão, o Café Colonial Paragem e a Exposição O Resgate das Histórias estarão em funcionamento durante todo evento no Pavilhão Central.

Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry
Foto: Bruno Pedry

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui