Foto: Divulgação

Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Sul desta segunda-feira, dia 4, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 38/2023 de autoria do vereador Alberto João Heck (PT) que cria a Semana Municipal de Luta contra a AIDS, a ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de dezembro, fazendo referencia ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro. A Semana contra a AIDS será um esforço em nível municipal que irá se somar ao empenho nacional que realiza neste mês a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa que visa à conscientização para a importância da prevenção contra o vírus HIV/AIDS.

Segundo o Projeto de Lei do vereador Alberto a programação da Semana Municipal de Luta contra a AIDS será organizada por representações públicas e comunitárias, constituindo-se como uma oportunidade de apoio às pessoas envolvidas na luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV e para que se avance na compreensão da doença como um problema de saúde pública atual e geral.

Desde 1999 Santa Cruz do Sul tem instituído o Dia Municipal de Controle Prevenção à AIDS em 1º de dezembro, lembrou Heck. “Decorridas quase duas décadas e meia, estamos propondo atualizar a legislação, ampliando as atividades para um período maior e, também, incluir a data no calendário oficial de eventos do município a cada ano”, justificou.
Infelizmente, observa-se até um aumento de casos da doença crônica derivada da infecção do vírus HIV/AIDS, que requer diagnóstico, tratamento e medicação, completa o vereador Alberto Heck. Dados do Ministério da Saúde indicam que o país vem registrando queda nos casos de HIV/AIDS, mas não entre homens de 15 a 29 anos. Nesta faixa, o índice tem aumentado, chegando, em 2021, a 53,3% dos infectados de 25 a 29 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui