Foto: André Malinoski / Agência RBS

O show do aniversário de Caetano Veloso teve trecho de pouco mais de 10 minutos exibido na noite deste domingo, 07, durante o Fantástico, da TV Globo. Realizado no teatro da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Especial Caetano Veloso 80 Anos conta, além da presença do cantor e compositor, com as participações dos filhos Moreno, Zeca e Tom, e de sua irmã, Maria Bethânia.

Entre algumas das músicas cantadas pelo artista estavam Onde o Rio é mais Baiano, Meu Coco, Você é Linda, Deusa do Amor, Sozinho, A Luz de Tieta, Terra e outras. Bethânia, descalça no palco, cantou ao seu lado Tudo de Novo e Reconvexo.

Gilberto Gil, Preta Gil, Bela Gil, Lulu Santos, Ana Carolina, Vanessa da Mata, William Bonner, Renata Vasconcellos, Wagner Moura, Sabrina Sato, Marcelo Serrado, Marcos Palmeira, Rodrigo Santoro, Mel Fronckowiak, Dira Paes, Enrique Diaz, Paula Burlamaqui, Djavan, entre outros, figuravam na plateia o evento.

Trajetória

Nascido em 7 de agosto de 1942 em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, Caetano é um dos principais artistas do país com uma carreira consolidada e reconhecida internacionalmente. Trata-se de um dos grandes nomes da Tropicália, movimento que surgiu no país em 1967. A Tropicália, ou Tropicalismo, foi um movimento de vanguarda que surgiu para questionar e alterar as convenções culturais e sociais.

O quinto dos sete filhos de José Teles Velloso, o “Seu Zezinho” e de Claudionor Viana Teles Velloso, conhecida como “Dona Canô”, já soma mais de cinco décadas de carreira. Cedo mostrou jeito para a música e aprendeu a tocar violão quando a família se mudou para Salvador em 1960. Começou a acompanhar a irmã Maria Bethânia em apresentações por barzinhos da cidade baiana.

Em 1967, o músico lançou seu primeiro álbum, Domingo, em parceria com Gal Costa. No festival de música popular da TV Record do mesmo ano, cantou Alegria, Alegria acompanhado pela banda argentina de rock Beat Boys. Compôs o hino É Proibido Proibir, que foi desclassificado e  vaiado durante o 3º Festival Internacional da Canção.

Perseguido pela ditadura militar, foi para o exílio em Londres em 1969, na companhia de Gilberto Gil. Retornou ao país três anos depois. Além da intensa produção musical, o cantor venceu diversos prêmios, como o Grammy Latino, em 13 oportunidades, e o Grammy Awards, em 2002. Foi o primeiro brasileiro a cantar na cerimônia do 75º Oscar, em 2003, em Los Angeles. Na ocasião, ele e a mexicana Lila Downs cantaram Burn It Blue, trilha do filme Frida.

Entre seus sucessos, destacam-se O LeãozinhoSozinhoTrem das CoresVocê é LindaOração ao TempoAlegria, AlegriaLondon, London, entre outras músicas.

Tem como companheira Paula Lavigne, com quem teve os filhos Zeca e Tom. Também é pai de Moreno, do matrimônio com Andréa Gadelha.

Saiba mais

Especial Caetano Veloso 80 Anos conta com Pedro Secchin (direção artística) e Raoni Carneiro (direção de gênero), além de apresentação da cantora Iza.  Caetano pediu doações espontâneas para a TV Pelourinho, que atualmente promove a campanha #SOSTVPelourinho.

Fonte: GZH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui