Foto: Sargento Vanderlei Teixeira / Corpo de Bombeiros/Venâncio Aires

O incêndio que atingiu a Florestal Alimentos, uma das maiores indústrias do setor de doces da América do Sul foi considerado controlado na tarde deste domingo, 19. Situada em Lajeado, no Vale do Taquari, a empresa teve um dos pavilhões destruído pelas chamas.

Até as 22h, o Corpo de Bombeiros trabalhou para extinguir o fogo concentrado em um prédio administrativo do complexo. Ainda há risco de que novos focos de incêndio possam surgir no local por conta da caloria e de material inflamável. Uma equipe segue de prontidão no local na madrugada desta segunda-feira, 20, para monitorar a situação.

Eram 2h deste domingo, 19, quando vigilantes que faziam a ronda na fábrica perceberam o início do incêndio em um pavilhão de 6 mil metros quadrados. Os bombeiros foram acionados e imediatamente começaram o combate às labaredas. Além da guarnição de plantão em Lajeado, atuaram na ocorrência bombeiros que estavam de folga, voluntários e equipes das guarnições de Encantado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

O fogo consumiu praticamente todo o pavilhão central da planta industrial, localizada no bairro Montanha. No local, são fabricados balas duras e pirulitos. Ao lado, há dois outros pavilhões, um deles funcionando como armazém de embalagens e rótulos. O local exigiu especial atenção dos bombeiros, por conta de estocar grande quantidade de material de alto potencial inflamável. Após árduo trabalho, os agentes conseguiram evitar que as chamas se espalhassem.

Um prédio anexo, contudo, acabou se incendiando também. Com três andares, o imóvel foi rapidamente consumido pelas chamas. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Lajeado, a estrutura do prédio está comprometida, portanto, o fogo foi controlado somente pelo lado de fora. Há muita fumaça no entorno e, como há risco de desabamento, ninguém está autorizado a ingressar no local.

Com 85 anos de fundação, a Florestal Alimentos é a maior produtora de pirulitos planos da América Latina. O complexo industrial de Lajeado tem 53 mil metros quadrados, com capacidade de produzir 210 toneladas diárias de balas, pirulitos, gomas de mascar, drops, balas de goma, balas de pectina e marshmallows. No total, a empresa tem mais de 400 itens em seu portfólio, comercializados para 6 mil clientes diretos no Brasil e exportados a 80 países. Procurada, a direção da Florestal disse que estava em reunião emergencial e não quis falar sobre o incêndio.

Fonte: GZH

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui