Foto: Elaine Skolaude

Agricultoras dos municípios de Vale do Sol, Herveiras, Candelária e Sinimbu, participaram nesta quinta-feira, 1º, na SisHaus, em Vale do Sol, de uma oficina sobre a produção de artesanato com folhas de butizeiro. A atividade reuniu cerca de 20 agricultoras artesãs e também ligadas ao Turismo Rural e foi ministrada pela oficineira do Projeto Rota dos Butiazais, Maiara Bonfati.

A oficina visou promover o artesanato rural, desenvolvendo habilidades de manuseio das folhas de butiazeiro, bem como gerar renda para artesãos locais. Segundo a extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Elaine Skolaude, a matéria-prima a ser utilizada na oficina, ou seja, as folhas de butiazeiro, é encontrada nas propriedades rurais dos participantes. “O butiazeiro é encontrado nestes municípios, com produção anual, e apresentando pelo menos cinco variedades. Por não ter valor comercial na região, esta fruta é ignorada pela maioria das pessoas. Com esta oficina, esperamos dar destaque a essa alternativa de matéria-prima para uso na atividade artesanal”, comenta.

A oficina sobre a produção de artesanato com folhas de butizeiro foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e contou com o apoio da Embrapa e da Prefeitura de Vale do Sol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui