Foto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar o atendimento a mais produtores rurais, a Secretaria de Agricultura realizou o repasse no valor de R$ 50 mil, para que a Coopersanta adquira um equipamento que deverá dobrar a quantidade de aipim que pode ser processado na agroindústria instalada na Granja Municipal.

Atualmente, segundo o presidente da Coopersanta Alimentos, Oneide Junkherr, 10 famílias utilizam o local para o processamento do produto, totalizando cerca de 20 toneladas ao mês. Com a aquisição de um equipamento mais moderno, este número pode chegar ao dobro, ou seja, mais de 20 agricultores que cultivam o legume podem ser beneficiados.

O secretário de Agricultura, Decio Hochsheidt, entende que o investimento é fundamental, diante da alta produção no interior do município. “A aquisição de um equipamento com capacidade maior para descascar o produto era necessário, já que temos uma demanda muito grande no meio rural de Santa Cruz”, disse. O novo descascador deverá estar disponível já em novembro.

Morador de Linha Áustria, o produtor rural Edemar Bender aprovou a iniciativa. Ele, que cultiva o vegetal há cinco anos, nesta safra chegará ao plantio de 25 mil pés, em três hectares, em especial da espécie vassourinha. “Para nós vai ser muito bom com esta nova máquina. Vai ser mais rápido e isso incentiva para que a gente continue investindo na propriedade”, disse.

A agroindústria de aipim está localizada na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz. A estrutura, administrada pela Coopersanta Alimentos, é composta por lavador, descascador, embalador e câmeras de congelamento. A maior parte do produto é destinado para merenda escolar, e também para a Excelsior alimentos. Na Feira Central, na banca da Coopersanta Alimentos, o vegetal também pode ser encontrado. A expectativa é de que, em 2024, também seja comercializado nos supermercados de Porto Alegre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui