Lourdinha, o mundo acaba de recordar os 20 anos dos atentados das Torres Gêmeas em Nova Iorque. Coisa de louco! Em julho de 2011 estive nos Estados Unidos, passei na frente das Torres Gêmeas, amore e, em setembro sobreveio aquele horror. Mamma mia!

Mudando de saco para outras malas, Lourdinha, uma carreta carregada de porcos tombou na BR 386, na altura da Tabaí, indo pra Porto Alegre. Os porcos ficaram (derramados) no asfalto. Tadinhos… A carga deveria ir para algum frigorífico, sabe. Então, me lembrei de Circe, aquela feiticeira que aparece na “Odisseia” do Homero, que transformava guerreiros em porcos.  Mamma mia! Lembrei também daquela passagem da Bíblia onde Jesus mandou a “vara de porcos mergulhar no mar”. Lembrei também dos tempos da “peste suína” que mataram os porcos do México à Patagônia, incluindo o Maranhão, e depois (com o fim da banha) o óleo de soja invadiu nossas vidas. A gente lembra de cada coisa, né amada.

Pois é, Lourdinha, a cidade de São Luís, capital do Maranhão (a Ilha do Amor) completou 409 anos no dia 8 de setembro. Foi fundada pelos franceses, invadida pelos holandeses e colonizada pelos portugueses: Ave César! E agora paira sobre a cidade uma ameaça de tragédia: um vulcão pode virar um tsunami sobre a capital do Bumba Meu Boi: mamma mia!

Lourdinha, o produtor musical, Dudu Braga (52 anos), filho do Roberto Carlos, faleceu de câncer. Pena, chade!

Amada, crianças Yanomami estão morrendo por falta de socorro de saúde nas aldeias indígenas. Este governo continua ineficiente. A malária é coisa antiga, sabe. A cloroquina serve para curar malária. Ademais a malária matou os poetas Virgílio & Dante há séculos. E continua matando índios brasileiros em plena atualidade: é uma vergonha, minha santa.

Li sobre a Costa dos Esqueletos, um deserto (que já foi mar) entre a Angola e a Namíbia. Região linda e inóspita hoje em dia, mas já foi “uma uva”. São 16 mil km quadrados de deserto. Os navegadores portugueses chamavam a região de “portão do inferno”. Mas não parece…

A Assembleia do Rio de Janeiro tem uma funcionária morando nos Estados Unidos. É mole? E a cidade carioca de Itatiaia foi ocupada por uma quadrilha de usurpadores do erário público. É o fim da picada.

Olha, vi no Fantástico que existe duas mil espécies de vagalumes no mundo. E que no Brasil existem 80 mil pessoas desaparecidas. Mamma mia!

Pois, minha santa, um vereador de Uberlândia (MG) que queria acabar com o uso de máscaras, morreu ontem (18/9) de Covid, aos 34 anos. Como diz o ditado: “O feitiço virou contra o feiticeiro”. Olha… é cada uma que dá 10!

Deus me livre, Lourdinha!

Dogival Duarte, escritor e poeta

Foto: Divulgação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui