Fotos: Guilherme Neuhaus

Se forem confirmados os prognósticos de mais uma estiagem para o próximo verão, agricultores de Santa Cruz do Sul estarão mais preparados para enfrentar a adversidade climática. A Secretaria de Agricultura (Seagri) está concluindo a entrega das 60 cisternas adquiridas pela Prefeitura Municipal para auxiliar os produtores rurais durante o período de escassez de água.

Na tarde desta quinta-feira (19/05), foram entregues mais três unidades em propriedades de Rio Pardinho. Um dos contemplados foi o agricultor Moisés Kappke, de Linha Nove Colônias. Com uma produção agrícola variada, que abrange milho, fumo, mandioca, batata e arroz, ele lembrou com tristeza as dificuldades causadas pela falta de chuva. Kappke também destacou a atuação do Executivo durante o período de estiagem, com o envio de caminhões-pipa às propriedades para o abastecimento.

O agricultor ouviu falar do edital das cisternas pelo rádio e habilitou-se à seleção. Ele acredita que, em caso de nova estiagem, estará melhor equipado para suportar o período. “É uma coisa boa para nós, porque na última seca a gente sofreu”, afirmou.

O titular da Seagri, Hardi Lúcio Panke, lembrou que a prefeita Helena Hermany e o vice-prefeito Elstor Desbessell foram bastante sensíveis aos problemas causados pela estiagem no interior. Foram diversas ações ao longo do governo, buscando melhorar o acesso à água para as comunidades do interior, como a escavação de açudes e aguadas; o abastecimento com caminhões-pipa; e a perfuração de quatro poços artesianos em São Martinho, Linha Alto Paredão, Linha Vitorino Monteiro e em Linha Arroio do Tigre; e a revisão e readequação da rede hídrica em Travessão Dona Josefa, no distrito de Rio Pardinho, já concluída, e em São Martinho.

Conforme Panke, a água é indispensável à vida e à produção agropecuária. “O governo pensou nessas pessoas que necessitam, isso não é luxo. As comunidades do interior passaram muito trabalho”, avaliou.

O secretário destaca que já está em andamento um segundo edital para o Programa Municipal de Incentivo à Implantação de Cisternas. Na primeira fase, foram adquiridas 60 reservatórios de água, com capacidade de 10 mil litros cada, em um investimento de R$ 300 mil com recursos próprios. No segundo certame, serão ofertadas mais 100 cisternas com capacidade de 5 mil litros cada.

O edital de chamamento, com todas as informações, pode ser encontrado no site do Município (www.santacurz.rs.gov.br) e também no mural da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), situada na Rua Tenente Coronel Brito, nº 176, Centro. O prazo para habilitação dos produtores vai até o dia 31 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui