Foto: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participou, nesta quarta-feira, 06, da ação de troca de brinquedos por mudas de árvores nativas na localidade de Linha Andréas, no interior de Vera Cruz. O projeto que faz parte da Agenda Ambiental Cisvale 2030 irá distribuir mais de mil mudas de árvores, cedidas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) a alunos de 11 municípios da região. No ato, realizado na manhã desta quarta-feira, o presidente do Consórcio, Gilson Becker, ajudou no plantio de um Araçá Vermelho – espécie nativa da região.

Segundo o presidente do Consórcio, a troca de brinquedos por mudas de árvores cumpre dois papéis ao mesmo tempo: forma a consciência ambiental, por meio do cuidado com a árvore recebida, e favorece a ação social de presentear crianças carentes. “Com o foco na educação, a consciência ambiental criada por meio desta ação é disseminada. Ao mesmo tempo, criamos uma sociedade mais consciente no cuidado e respeito à natureza”, confirma Becker, ao falar para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMF) São Sebastião, de Linha Andréas.

No evento que faz parte do primeiro projeto da Agenda Ambiental Cisvale 2030 – conjunto de 30 ações para o cuidado do meio ambiente proposto pelo Consórcio – Gilson Becker destaca a importância da formação dos estudantes. “Esta atividade de hoje será levada para casa destes alunos, e com isso, iremos promover a educação ambiental de toda a comunidade”, complementa o presidente, ao também plantar uma muda nativa no pátio da escola.

A diretora executiva do Cisvale Léa Vargas também acompanhou a atividade. Segundo ela, a execução do primeiro projeto da Agenda Ambiental Cisvale 2030 está sendo bem recebida pela comunidade, confirmando a expectativa de que as ações tendem a mobilizar todo o Vale do Rio Pardo. “Está sendo uma experiência muito proveitosa, tanto para nós do Cisvale, quanto para os alunos. A troca de brinquedos por mudas de árvores insere no cotidiano deles esta consciência de cuidado com o meio ambiente, grande objetivo da ação proposta pelo nosso Consórcio”, pontua.

A ação realizada na manhã desta quarta-feira distribuiu 60 mudas de árvores para os alunos da EMEF São Sebastião. Os municípios de Sinimbu e Candelária, que iniciaram a distribuição de mudas para alunos na última terça-feira, 5, seguem com a ação até a próxima sexta-feira. Vale Verde dará início à atividade nesta quinta-feira. Em Santa Cruz do Sul a troca de brinquedos por mudas nativas ocorre na próxima terça-feira. Vale do Sol foi o último município a ingressar no projeto. A troca ocorrerá na próxima segunda e terça-feira, na própria Prefeitura. Até o fim do mês de dezembro serão trocadas mais de 1,1 mil mudas. Os brinquedos arrecadados com a atividade serão destinados para crianças carentes nos próprios municípios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui