Foto: Brigada Militar

O Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), através do 23°Batalhão de Polícia Militar (23°BPM) sediou na noite de terça-feira, 23, e manhã de quarta-feira, 24, o 8° Encontro das Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI’s), na CT Empresa Aliance One , no município de Passo do Sobrado.

Dentre as atividades, na noite de terça-feira, foi realizado um jantar com os membros do Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM) de Santa Cruz do Sul, momento em que ocorreu uma apresentação dos dados de PCI, as quais estão geolocalizadas mais de 52.000 propriedades rurais, o que representa aproximadamente 83% de todas as propriedades rurais existentes na área de abrangência. Em caso de deslocamento a uma propriedade rural desconhecida pelos patrulheiros, estes se utilizam de coordenadas geográficas com o auxílio do Google Maps ou App Map Marker para se orientar e chegar ao local o mais breve possível, o que gera um resultado positivo nas ações da Brigada Militar local no interior dos municípios.

Pela manhã, as atividades foram direcionadas ao Policiais Militares que compões as Patrulhas Comunitárias do Interior (PCI’s), com instruções pertinentes as ações das PCIs, instruções de Uso da Força e Arma de Fogo, ministrada pelo cap Ricardo Antônio Mori.

Na ocasião, estiveram presentes, o Comandante do CRPO/VRP, Coronel Valmir José dos Reis, o Chefe do Estado Maior do CRPO/VRP, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, os Prefeitos de Amaral Ferrador, Vera Cruz, Encruzilhada, Vale Verde, Irineu da Silva, Diretor Finceiro da CT Empresa Alliance On, Conselheira Consultiva, o Presidente da Celetro, José Benemídio de Almeida, o Comandante do 23ºBPM, maj Fábio Vilnei da Silva Azevedo, o Comandante do 2º BPM, maj Diogo Robledo Spiengekberg, o Comandante do 35ºBPM, maj Rodrigo Righes, o Presidente do Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM), Sr Roberto Gross, integrantes do Grupo de Apoio da Brigada Militar (GABM), demais autoridades, oficiais e praças da instituição, imprensa e comunidade.

As Patrulhas Comunitárias do Interior proporcionam um atendimento qualificado para a população do campo. Dentre as atividades dos policiais que atuam nestas patrulhas, incluem visitas a escolas, residências e estabelecimentos com o intuito de delinear as propriedades, realizando contato com as lideranças locais, verificando e orientando a comunidade. Neste viés, são delineados pontos referenciais para casos de ocorrências e informações que contribuam para a manutenção do equilíbrio e harmonia social.

O comandante regional, Valmir José dos Reis, ressaltou que dentre as estratégicas primordiais da polícia militar, evidencia-se o Policiamento Comunitário, que resgata os fundamentos da atividade policial, na perspectiva de uma sociedade democrática, pluralista e participativa, onde as responsabilidades são compartilhadas por todos. “Trata-se de dar uma característica humana ao profissional de Segurança Pública, e não apenas um número de telefone ou uma instalação física referencial”, relatou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui