Foto: Getty Imagens

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20 de novembro, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) promove nos dias 24 e 25 de novembro, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Santa Cruz do Sul.

A inscrição para participar do evento pode ser efetivada no dia da conferência, no local, ou antecipadamente pelo endereço https://www.santacruz.rs.gov.br/secretarias/conselhos-municipais, selecionando o COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Com a temática “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”, o evento reunirá representantes de entidades, trabalhadores, estudantes e comunidade em geral.

A programação inicia 8h, com o credenciamento dos participantes. Na sequência será realizada a abertura, com fala de autoridades e uma cerimônia inter-religiosa. Ainda no turno da manhã haverá uma palestra com o coordenador do Programa Saúde Popular Comunitária, de Novo Cabrais, Marcos André Zerbielli, que tratará do tema Saúde Popular Comunitária.

À tarde a conferência segue com debates, a partir das 13h, com temas como enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural, enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios, enfrentamento à intolerância religiosa, desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural, pela promoção da igualdade de oportunidades.

O encerramento do primeiro dia está previsto para as 17h. Já no dia 25, a programação será das 8h ao meio-dia. Além de uma plenária, será realizada eleição dos delegados para participação na Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, e V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR).

Na ocasião também haverá uma palestra com o Sociólogo Cesar Hamilton Brito Goes, que vai debater o tema “A questão racial e a desigualdade na sociedade brasileira, lutas e ressignificados para enfrentar o preconceito. Durante o encontro também serão realizadas diversas apresentações artísticas e culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui