Foto: Divulgação

Dentro das iniciativas de reforço aos atendimentos na saúde pública em Venâncio Aires, a atual gestão municipal retomou o programa Escola Saúde Pública para Residência Médica. A partir disso, passa a oferecer vagas em diversas áreas da saúde, complementando a bolsa que o Ministério da Educação oferece aos residentes, em mais R$ 7.500,00 a cada um. Em 2013, o município fez a adesão ao programa, no entanto, nos últimos quatro anos, não ofertou bolsas aos profissionais, o que é retomado agora, inclusive com inscrições abertas, oferecendo duas vagas para Residência em Medicina da Família e Comunitária, e outras cinco vagas para Residência Multiprofissional, sendo uma vaga para cada especialidades: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

De acordo com o prefeito Jarbas da Rosa, o programa é uma das iniciativas adotadas para avançar na saúde pública na Capital do Chimarrão, oferecendo oportunidade de qualificação aos profissionais e de ampliação no atendimento à população. “Vimos no programa de Residência Médica muitas vantagens, entre elas a de estimular os médicos a permanecer atuando no município depois e formados. Temos duas profissionais que fizeram suas residências aqui e depois continuaram atuando na rede pública aqui. Isso é muito importante, já que encontramos dificuldades muitas vezes na contratação de profissionais”, destaca ele.

INSCRIÇÕES – Para a Residência em Medicina Multiprofissional as inscrições podem ser feitas até dia 11 de outubro, e para Residência Médica em Saúde da Família e Comunitária até o dia 14 de outubro. Para ambos, a inscrição é feita no site da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (http://www.escoladesaudepublica.rs.gov.br/).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui