Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 23, Vale do Sol deu início aos trabalhos com o caminhão pipa terceirizado que foi locado através de recursos do Governo Federal, viabilizados em decorrência da última estiagem. O veículo com capacidade para 8.500 litros fará o abastecimento de água nas regiões no interior que ainda enfrentam reflexos da seca, como por exemplo, as localidades de Alto Trombudo, Linha Bernardino e Boa Esperança.

Em 12 de janeiro, por intermédio do Decreto nº 2.652/2022, foi declarada situação de emergência no município devido à estiagem. Na mesma data foi encaminhado pedido para a homologação federal e estadual da situação de emergência, que foi homologado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional. Em decorrência do Decreto, Vale do Sol realizou pedido de auxílio ao Governo Federal, que foi aprovado em 31 de março deste ano, garantindo repasse no valor de R$ 167.680,00 para ações de prevenção a estiagem.

Na semana passada foram finalizados os processos de licitação para contratação das 270 horas de locação de caminhão pipa. Além disso, foram licitadas 224 cestas básicas, que serão adquiridas e entregue nos próximos dias às pessoas afetadas pela estiagem. Ainda será obtido um reservatório para transporte de água potável. Todo o custo das aquisições serão pagas com recursos federais, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, sem contrapartida financeira do município.

Além dessas aquisições, o prefeito Maiquel Silva antecipa que em breve será realizada a perfuração de três poços artesianos, que serão licitados no dia 9 de junho. A perfuração faz parte do cronograma de ações a serem realizadas para amenizar os problemas no abastecimento de água do Município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui