Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular a reflexão e a conscientização ambiental, será realizada em Vale do Sol uma programação alusiva a Semana do Meio Ambiente. As atividades começam no dia 31 de maio e seguem até o dia 4 de junho. A programação inclui atividades educativas, ecológicas e recreativas. A realização é do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

No dia 31 de maio ocorre a abertura das ações com a coleta de resíduos eletrônicos. Das 9h às 11h15, o recolhimento será realizado em frente à Escola Municipal Willibaldo Michel, em Alto Castelhano e das 13h às 15h30, a coleta acontece em frente à Prefeitura, no Centro. Serão recolhidos itens, como: TV, impressora, computador, notebook, DVD, transformador, no-break, ventilador, som, forno elétrico, modem, telefone, celular, rádio, ar condicionado, Split, geladeira, chuveiro, ferro elétrico, roteador, térmica, liquidificador, batedeira, entre outros.

Nos dias 1º, 2 e 3 de junho ocorrem atividades de sensibilização com alunos e comunidade em geral. Já no dia 4 de junho, acontece o encerramento com a 2ª Caminhada na Natureza. A saída será da Prefeitura de Vale do Sol, no Centro, às 14 horas. O roteiro vai passar por belas paisagens e propriedades rurais nas localidades de Linha Trombudo, Cantos dos Italianos, Travessa Wrasse e Linha Bernardino. O percurso, de aproximadamente 12 quilômetros, vai ser finalizado na Comunidade Evangélica de Linha Bernardino, com o prato típico de Vale do Sol, a Boia-Forte. A atividade é uma realização do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Conselho Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura, Emater-RS/Ascar e STR de Vale do Sol. A inscrição, no valor de R$ 35,00, pode ser realizada pelo link https://forms.gle/gCd4GwUdcPjWtN2A6 ou presencialmente na Emater e no STR, até o dia 2 de junho.

Segundo a Fiscal Ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Mab Raísa Leão Silva, o objetivo das atividades é conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a sociedade a adotar práticas sustentáveis diariamente. “A Semana do Meio Ambiente propicia uma reflexão estratégica sobre nossas ações diárias relacionadas ao meio ambiente e é um momento para repensarmos alternativas de mudanças em pequenos hábitos que podem levar a grandes resultados. Estes resultados, por sua vez, colaboram para um desenvolvimento econômico mais sustentável e fazem parte do tripé da sustentabilidade: meio ambiente, sociedade e desenvolvimento”, destaca.

Dia do Meio Ambiente – A programação é alusiva ao 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida pela assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em homenagem ao dia da abertura da Conferência Mundial Sobre Meio Ambiente, que aconteceu justamente neste dia em Estocolmo, na Suécia.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE

31/05 – Coleta de resíduos eletrônicos

9h às 11h15: em frente à Escola Municipal Willibaldo Michel, em Alto Castelhano;

13h às 15h30: em frente à Prefeitura de Vale do Sol, no Centro.

 

1º/06 – Palestras

13h30: Palestras na EFASOL para alunos do 8º e 9º anos da EMEF São João Batista e do 1º e 2º anos da EFASOL

Tema: Meio Ambiente e Desenvolvimento: a questão ambiental atual Palestrante: Professor Dr. Silvio Cezar Arend (Unisc)

Tema: Conhecendo o Departamento de Meio Ambiente de Vale do Sol

Palestrantes: Graciela Pacheco e Mab Raísa Leão Silva

Mediador: Régis Solano (EFASOL)

 

02/06 – Visita ao Zoológico

Visita guiada no Zoológico de Cachoeira do Sul com alunos do 6º ano das Escolas EMEFs Felipe dos Santos, Willibaldo Michel e São João Batista.

 

03/06 – Atividades informativas e educativas

8h30 às 11h30: Tira Dúvidas Ambiental, em frente ao Departamento de Meio Ambiente (ao lado da Prefeitura);

14h: Plantio de mudas de Ipês no Centro com alunos das EMEIS Primeiros Passos e Aquarela (ato simbólico de oficialização da árvore símbolo de Vale do Sol).

 

04/06 – 2ª Caminhada na Natureza

14h: Saída em frente à Prefeitura. O roteiro passará pelas localidades de Linha Trombudo, Cantos dos Italianos, Travessa Wrasse e finalizará com boia-forte em Linha Bernardino.

A inscrição, no valor de R$ 35,00, pode ser realizada pelo link https://forms.gle/gCd4GwUdcPjWtN2A6 ou presencialmente na Emater e no STR, até o dia 2 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui