Foto: Marcelo Camargo/ABr

A felicidade dos residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPSI), de Venâncio Aires, em breve estará estampada também nos rostos dos demais idosos do município. É a terceira dose da vacina contra Covid, que começou a ser aplicada nesta quarta-feira, 15, para os públicos de casas geriátricas. No sábado, 18, essa vacinação será para idosos com 80 anos ou mais que receberam a primeira dose em fevereiro ou março. O reforço orientado pelo Ministério da Saúde, será aplicado, das 8h às 14h, no Parque do Chimarrão.

De acordo com a coordenadora do setor de imunização do município, Roselene Heinen, a vacinação de sábado será para idosos que fizeram a dose dois há mais de seis meses, conforme orienta as autoridades em saúde. “Destacamos a importância de ter consigo a carteira de vacinação para a conferência dessas informações, já que tem prioridade esse público, que são idosos com 80 anos ou mais, que fizeram a dose dois há mais de seis meses, visto que as vacinas seguem sendo enviadas para aplicação por grupos prioritários”, destaca ela.

Equipes da secretaria de Saúde percorrem nesta quarta-feira as casas de permanência de idosos para a aplicação de 210 doses, conforme levantamento feito pelo município. “Os idosos nos esperam alegres e depois que recebem a vacina, manifestam ainda mais essa felicidade”, destaca a enfermeira Vera Tuppel, que liderou as equipes nesta etapa.

NO POSTO CENTRAL – Já para grupos de professores, caminhoneiros, gestantes ou estudantes que trabalham e ainda não conseguiram fazer a dose um, equipes de enfermagem estarão no Posto de Saúde Central estará fazendo essa aplicação, neste sábado, das 8 horas às 14 horas. É preciso levar cartão SUS, Carteira de Vacinação e documento de identidade.

DOSES UM E DOIS – Enquanto isso, segue a aplicação de dose um para pessoas com 18 anos ou mais e antecipação das doses dois da AstraZeneca para quem tem agendado até 24 de setembro e Pfizer para agendados até dia 30 de setembro. Doses dois da CoronaVac são para as pessoas que tem prevista para semana ou que estejam e atraso. Nesta quarta-feira, 15, até às 16h, tem oferta de doses um e dois, no pavilhão São Sebastião Mártir, e das 17h às 19h, somente de dose dois na Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler. Na quinta-feira, 16, tem doses um e dois, na comunidade Nossa Senhora Rainha, do bairro Coronel Brito, das 8h às 16h e na UBS Gressler, das 17h às 19h. Já na sexta-feira, 17, das 9h às 19h, na UBS Gressler, serão disponibilizadas doses dois.

ADOLESCENTES – Doses da vacina Pfizer que devem ser aplicadas em adolescentes entre 12 e 17 anos, devem chegar na tarde desta quarta-feira, 15, quando o município deve divulgar também o calendário de aplicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui