A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu segue vacinando os idosos contra a Covid-19. No início desta semana, a vacinação foi ampliada para idosos com 60 anos ou mais. Porém, devido ao baixo número de doses recebidas pela Secretaria, no momento a aplicação de 1ª dose no Centro de Sinimbu está suspensa. Nos Postos de Saúde do interior a vacinação continua conforme agendamentos da população.

Segundo a secretária de Saúde, Sinara Dhiel, amanhã, dia 16, a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid no Centro de Sinimbu acontecerá novamente junto ao pátio da Comunidade Católica. “A equipe responsável pela imunização possui o controle de doses que devem ser aplicadas por dia. Como a demanda prevista para amanhã é maior do que a registrada ontem e prevista para hoje, a vacinação acontecerá novamente junto ao pátio da Comunidade Católica. Porém, lembramos que haverá apenas a aplicação de 2ª dose, conforme a carteirinha de vacinação da população”, ressalta Sinara.

A secretária frisa que a aplicação de 1º dose aos idosos com 60 anos ou mais deve ser retomada assim que o Município receber novas doses. “Pedimos para que a população fique atenta as redes sociais do Município de Sinimbu, bem como aos meios de comunicação. Da mesma forma, pedimos que entrem em contato pelo telefone 3708 1115 caso tenham alguma dúvida sobre a vacinação ou ainda para confirmar se existem doses disponíveis. Pedimos a compreensão de todos, pois o município recebe as doses de acordo com o recebimento das mesmas pela Coordenadoria Regional de Saúde e Governo do Estado”, finaliza Sinara.

 Vacinação solidária

Segue também a campanha Vacinação Solidária, através da qual a comunidade pode doar alimentos não perecíveis destinados para a população em situação de vulnerabilidade social no Município. As doações podem ser entregues nos locais de vacinação.

Vale lembrar que a doação não é obrigatória. Todos os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados. Porém, quem quiser colaborar estará auxiliando as famílias do Município que necessitam de auxílio em meio a pandemia. A comunidade em geral também pode participar da campanha.

Sobre a vacinação

Para a vacinação é preciso levar um documento pessoal (Cartão SUS ou CPF) e a carteirinha de vacinas, se o idoso possuir. Pacientes que fazem tratamento contra o câncer ou para doenças autoimunes devem ter também uma autorização médica para receber a vacina contra a Covid. Da mesma forma, os idosos que já contraíram o vírus da Covid-19, antes de se vacinar devem consultar com a equipe de saúde para avaliação se podem fazer a vacina ou não, uma vez que a vacina não pode ser feita com infecção ativa.

Importante destacar ainda que a vacinação é composta de duas doses. Aqueles que já receberam a primeira dose devem ficar atentos ao prazo indicado na carteira de vacinação para se imunizar com a segunda dose. Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe do Posto de Saúde Central pelo telefone (51) 3708 1115.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui