Foto: ACI

Conceder crédito a partir da análise do Cadastro Positivo de pessoas e empresas, e não somente da inadimplência, é uma novidade presente no Brasil desde 2019 e uma forte tendência nos principais mercados do mundo. Agora Santa Cruz do Sul, por meio da Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, desponta com a primeira cidade no Rio Grande do Sul a oferecer essa inovadora modalidade de avaliação, que analisa o histórico do comportamento financeiro do cliente, através de uma parceria com a Quod. Essa é a marca da Gestora de Inteligência de Crédito S.A., uma fintech criada com objetivo de transformar o mercado de informações de crédito no Brasil de forma positiva. A empresa pertence aos cinco maiores bancos que atuam no país – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander – mas sua gestão é independente.

Na próxima quinta-feira, 10, às 19h, a ACI fará o lançamento do serviço em uma live especial, com transmissão pelas plataformas do YouTube e Facebook da entidade. “ACI – QUOD: crescimento e segurança para sua empresa” é o tema do encontro que terá como convidado o responsável na Quod pelos negócios com os segmentos de Pequenas e Médias Empresas, Eduardo E. Crivelari.

O objetivo é trazer informações e esclarecimentos sobre a atuação da Quod e os benefícios que essa nova forma de análise vai oferecer às organizações ao diminuir riscos e ampliar as possibilidades de oferta de crédito. A condução ficará a cargo do presidente da ACI, Gabriel Haas de Borba, e do vice, Cesar Cechinato.

A Quod atua a partir do banco de dados do Cadastro Positivo, que entrou em vigor no País com a Lei Complemetar 166, e reúne o histórico de pagamentos liquidados, em aberto ou quitados com atraso de um consumidor ou de uma empresa. Inclui informações de empréstimo, cheque especial, cartão de crédito, consórcio e financiamento, além de contas continuadas como água, energia, telefone e gás. É como se fosse um currículo financeiro, usado quando há necessidade de analisar crédito.

A análise se dá por meio de score, uma pontuação estruturada a partir de uma avaliação estatística que colabora com o processo de análise de crédito, e quanto maior essa pontuação, menor a chance de inadimplência.

Mudança – O Brasil tem o histórico de realizar a análise de crédito apenas a partir das informações de inadimplência, que são compartilhadas sem sigilo. Com acesso às informações do Cadastro Positivo, as empresas realizam avaliações mais adequadas ao perfil dos clientes, visto que considera todo o histórico de pagamentos e não somente uma dívida atrasada. O acesso aos históricos de pagamentos permite ainda a análise de consumidores não-bancarizados e, como resultado, mais pessoas podem ter acesso a crédito.

Outro benefício é a melhora na precificação do risco, ou seja, possibilidade de taxa de juros menores para bons pagadores, e possibilidade de inclusão de consumidores anteriormente excluídos em função dos altos custos, diferenciando, por exemplo, pequenos atrasos de dívidas que de fato constituem situação de inadimplência grave. O cadastro tem potencial de incluir de 20 a 30 milhões de brasileiros no mercado de crédito.

Pioneirismo – A parceria com a Quod coloca a ACI Santa Cruz em posição de vanguarda como a primeira entidade do Estado a oferecer essa modalidade de consulta. O serviço estará disponível já a partir do dia 11 de junho para associados e comunidades regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui