Foto: Empresário Daniel Randon apresenta palestra na abertura do evento. Crédito: Jefferson Bernardes

Com o objetivo de valorizar a importância do setor industrial na economia do Estado e do País, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul promove, nos dias 24, 25 e 26 de maio, a Semana da Indústria. A iniciativa inédita na região conta com o apoio de entidades e organizações locais e estaduais ligadas ao setor industrial e que atuam para o seu desenvolvimento e qualificação. Nesta primeira edição, a programação traz eventos com foco em temas atuais, voltados ao presente e ao futuro da indústria local, gaúcha e brasileira.

Atento ao drástico processo de desindustrialização do País, o presidente da ACI, Cesar Cechinato, destaca que a Semana Indústria será um espaço para debater e refletir sobre esse e outros temas ligados à necessidade de inovação do setor. “Temos que chamar a atenção para a importância da indústria de transformação, que está perdendo espaço no País, e alertar para a urgência de inovar”.

Para a abertura da Semana da Indústria, na noite de terça-feira, 24, às 19h30, no auditório Memorial da UNISC, um nome de peso do cenário corporativo nacional é painelista no Projeto Gerir: Daniel Randon, presidente das empresas Randon e do Transforma RS. O empresário é um grande defensor da inovação como impulsionadora da transformação. Premissa que ele aplica nas Empresas Randon, companhia que atua nos setores de implementos para transporte, autopeças e serviços, da qual é presidente desde 2019. Durante esse período, intensificou a agenda ESG da empresa, com iniciativas relacionadas à Governança, Inovação e Meio Ambiente, por meio de projetos e investimentos que abrangem desde a transformação cultural até processos industriais das unidades do Brasil e do exterior. “Inovação – agente fundamental para a competitividade e para o crescimento sustentável” é o tema da palestra que irá apresentar.

Engenheiro Mecânico pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com MBA em Gestão Administrativo-Financeira pela Universidade de Chicago, Daniel Randon também é presidente do Conselho Superior do Transforma RS, hub colaborativo que reúne lideranças empresariais, governo, universidades e sociedade para apoiar o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. Foi eleito o melhor CEO da América Latina por duas vezes consecutivas, de acordo com ranking Institutional Investor Research.

Investimento e inovação

A programação do dia 25 é dedicada a painéis sobre programas de investimentos para o desenvolvimento e inovação das indústrias e ampliação de mercados, inclusive para o exterior. Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Seadap), Finep e Banco do Brasil farão apresentações. Os eventos ocorrem no auditório empresa de tecnologia Imply, a partir das 8h30, e terão a medição do vice-presidente de Indústria da ACI, Tironi Paz Ortiz, e do Diretor de Integração e Desenvolvimento Regional da entidade, Marlon Bentlin.

Serão painelistas Alexander Leitzke, gerente RS do BRDE, que apresenta o painel Crédito e Desenvolvimento para as Indústrias; Gustavo Rech de Oliveira, coordenador da Seadap, que abordará o tema Fundopem: Incentivos Fiscais Estaduais para Indústrias, e João Florencio da Silva, do Departamento Regional Sul da Finep, que traz o painel Recursos para inovação nas indústrias. Para o fechamento da apresentação dos painéis, a gerente de Comércio Exterior para o RS do Banco do Brasil, Rozana Beatriz da Silva Gomes, irá falar sobre Financiamentos ao Comércio Exterior.

Ao final, haverá as apresentações dos cases de internacionalização e novos mercados da Metalúrgica Venâncio, pelo CEO da empresa, Marcelo Campos, e da Imply, pelo diretor-presidente Tironi Paz Ortiz.

Olhar para o futuro

Na quarta-feira, 26, a programação da Semana da Indústria inicia às 19h30, no auditório da TecnoUnisc, no bloco 19. A temática central da noite é o debate sobre o futuro da indústria. O professor da Unisc, Leonel Tedesco, Doutor em Ciências da Computação apresenta o painel de abertura “Indústria 4.0 – Onde estamos, e os desafios para chegar lá”.
Na sequência, o consultor do Sebrae, Fábio Guerra, Especialista em Marketing Estratégico e Gestão Estratégica de Vendas aborda o tema “Novas tecnologias e futurismo”, que terá a mediação do Diretor de Inovação e Empreendedorismo da UNISC, Rafael Kirst.

As inscrições para todos os eventos da Semana são gratuitas. Mais informações na ACI pelo fone/whatsapp (51) 3713-1400.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui