Foto: Guilherme Neuhaus

Dentro da programação da Semana da Alimentação, ocorreu, na manhã desta quinta-feira, 14, uma atividade diferente na Cozinha Comunitária do Bairro Margarida. Acadêmicos de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), acompanhadas pela professora do curso, Sílvia Isabel Rech Franke, distribuíram material informativo aos moradores e passaram orientações sobre como reaproveitar os alimentos. A ação também está acontecendo nas demais Cozinhas Comunitárias, vinculadas à Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase).

Morador do Bairro Margarida, André Roberto de Campos, 50 anos, depois de fazer um elogio ao cardápio do dia, gostou das sugestões recebidas no panfleto sobre como reaproveitar os alimentos. “A comida preparada aqui é excelente, é bem variada”, disse. “E essas dicas de como aproveitar as cascas é interessante. Eu não sabia que dá para fazer pão de banana com as cascas da fruta”, relatou.

A presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Aline Bianca Gonçalves, falou da importância da iniciativa. “Esta orientação e distribuição de material informativo é importante para as pessoas que recebem cestas básicas, com alimentos perecíveis e não perecíveis, para que elas aprendam a utilizar os alimentos de forma integral”, avaliou.

A Semana da Alimentação, que iniciou no dia 11, e vai até dia 17, ocorre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. Em Santa Cruz, é realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A Prefeitura de Santa Cruz publicou em suas redes sociais seis receitas que têm como base o aproveitamento integral dos alimentos. Veja como preparar um rocambole com feijão cozido que está na geladeira, um hambúrguer de arroz dormido, bolo com casca de maçã ou um pão de banana com casca. Acesse o perfil @prefeitura_santacruz no Instagram ou @prefeiturasantacruzdosul no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui