O tempo firme e a temperatura amena da manhã deste domingo, 20 de outubro, último dia da Festa da Alegria, contribuíram para que o segundo Desfile Temático da 35ª Oktoberfest reunisse, mais uma vez, milhares de pessoas em Santa Cruz do Sul. O Túnel Verde da rua Marechal Floriano, cartão postal da cidade, recebeu cerca de 30 mil pessoas, que acompanharam, ao longo de duas horas, a evolução de mais de 4 mil figurantes, 17 bandinhas típicas alemãs e 10 carros alegóricos, seguindo o tema História, Cultura e Tradição. “Novamente foi um belo espetáculo, que ficou ainda mais completo com a animação e a participação do público”, comemorou o presidente da Festa, Ênio Ernesto Wermuth. Pela Internet, a transmissão ao vivo contou com mais de 16 mil visualizações.

A abertura do Desfile foi feita pela bicicleta articulada Zig Zag Zug, seguida pelas animadas recepcionistas da festa. A ala seguinte foi formada pelos integrantes da Coordenação Executiva da Festa da Alegria, dentre eles, o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Henrique Schwingel, e a vice-presidente da 35ª Oktoberfest, Sônia Schuh. A famosa Fubica do Fritz veio logo após, com a presença do presidente da 35ª Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth, sua esposa Odeti e a ilustre participação do idealizador e presidente da 1ª Oktoberfest, Ademir Müller.

O primeiro carro, que rendeu muitas fotos dos visitantes, trouxe a simpática família de bonecos da Festa – o casal Fritz e Frida e seus filhos, Max e Milli. Na ala seguinte, destaque para a Beer Bike (bicicleta da cerveja), parecida com bondes do início do século 20, acomodando até 16 passageiros. Os 35 anos de história das soberanas da Festa vieram representados no segundo carro, com a presença das atuais beldades da Oktoberfest, rainha Ana Paula Bohnen e suas princesas, Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger. As ex-soberanas da Festa vieram em seguida, em uma ala especial, repleta de beleza e elegância.

A ala seguinte apresentou toda a alegria do Grupo de Dança Alemã da Apae, o Apaefest, fundado em 2012, valorizando a expressão corporal das pessoas com deficiência. O terceiro carro lembrou o tema da Festa neste ano: História, Cultura e Tradição, exaltando o legado dos antepassados. A alegoria contou ainda com a participação de uma comissão de frente, trazendo a Dança dos Lenços, uma coreografia do CTG Lanceiros de Santa Cruz. O carro de número quatro retratou o Monumento do Imigrante, que em 2019 completa 50 anos de história. Já a história e a cultura do povo, com memoriais e construções significativas do município, foram os atrativos do quinto carro.

A sexta alegoria destacou a tradição, especialmente dos trajes típicos, com vestimentas inspiradas em diversas regiões alemãs. Já o sétimo carro abordou os jogos rurais, relembrando momentos lúdicos das tradições germânicas. O oitavo carro homenageou os 35 anos da Oktoberfest, em agradecimento a todos que fizeram parte da história da Festa. Culinária e família vieram representadas no nono carro, com distribuição de cuca para o público. O tradicional Bierwagen encerrou a parada, reportando às festas típicas alemãs.

Neste ano, o desfile contou com a animação de uma banda fixa, com sonorização em toda a extensão do trajeto. A parada também teve a presença de grupos de danças (locais e convidados) e de terceira idade, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), funcionários das empresas patrocinadoras, equipe de Eisstoksport, Centro Cultural 25 de Julho, associações comunitárias, lojas comerciais, turistas, entidades sociais e empresariais e Santa Ciclismo. A Coordenação de Desfiles é liderada por João Waldemar Goerck e integrada por Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Marco Ellwanger, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes. Já a criação e confecção dos carros alegóricos são do artista Sérgio Ávila e sua equipe.