Foto: Sesa

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), de Santa Cruz do Sul, está promovendo, desde o mês de agosto, diversos encontros de aperfeiçoamento visando qualificar os profissionais que atuam na rede de Atenção Básica do município. A ideia é capacitá-los para atender situações de urgência e emergência, como síndrome respiratória aguda, parada cardiorespiratória, infarto agudo do miocárdio, entre outras.

Os encontros são ministrados pelos profissionais que integram o Samu e seguirão sendo realizados até que as 32 equipes da Atenção Básica tenham passado pelo treinamento. Os temas abordados durante os encontros foram definidos pelas próprias equipes que elencaram as mais diferentes situações que se apresentam com mais frequência nos postos de saúde.

De acordo com o coordenador adjunto da Atenção Básica, Alexandre Butzke, que há 10 anos atua no Samu como técnico de enfermagem, acidentes de trânsito, quedas de pressão, hipoglicemias e outras enfermidades, que necessitam atendimento imediato, cada vez mais estão chegando nas unidades básicas, o que torna a qualificação como de suma importância. ” Os profissionais da rede básica necessitam de constante atualização, em especial na atenção primária de atendimento pré hospitalar, e é essa a visão que a gestão tem, por isso estamos proporcionando, em parceria com o Samu municipal, a oportunidade de rever e alinhar atendimentos gerando confiança na comunidade”, observou.

A iniciativa da capacitação é da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Coordenação da Atenção Básica e do Samu. Conta ainda com o apoio do Cerest/Vales, que disponibiliza o espaço físico para as atividades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui