Foto: Divulgação

Cerca de 100 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Silvérius Kist, de Vera Cruz, que é administrada pela Associação Renascer, estão tendo os primeiros contatos com o universo da ornitologia. Por meio do projeto Ciclo da Vida dos Pássaros, a imaginação e a curiosidade infantis foram alimentadas pelo gestor da escola, que também é criador de aves e presidente da Sociedade Ornitológica Alto Taquari – SOAT, Adriano Stein.

Segundo ele, a ideia do projeto teve início depois que a professora da instituição, Fernanda Sezara, levou à sala de aula um ninho de sabiá que havia caído, o que aguçou a imaginação das crianças, de até seis anos de idade, sobre como é a vida de uma ave. Stein, que também é proprietário do Canaril Santa Cruz, levou um canário da raça Fife Fancy para mostrar aos pequenos.

O interesse cresceu e a atividade se expandiu pela escola. “Esse trabalho terá um papel fundamental na vida dessas crianças. E também serve para esclarecimento da comunidade, pois para muitas pessoas ainda existe a questão de captura de aves da natureza, e explicamos que a ave em questão foi criada em ambiente doméstico e devidamente anilhada, com anilhas fornecidas pela FOB aos seus associados”, conta.

A prática pode ajudar a conscientizar a sociedade de que a criação de aves em ambiente doméstico está intimamente ligada à questão preservacionista, ajudando na reprodução e na longevidade do pet de penas. “Acreditamos que explicar para as crianças o modo correto de manejo e que as aves são criadas em ambiente doméstico, seguindo todo o regramento exigido por cada raça poderá conscientizar não somente elas, mas toda a comunidade envolvida com a escola, pois estas crianças serão as sementinhas que plantamos hoje, mas que irão espalhar estas informações por onde andarem amanhã”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor preencher seu nome aqui