O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, e a reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carmem Lúcia de Lima Helfer, firmaram na manhã desta sexta-feira, dia 8, no salão nobre do Palacinho, convênio para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. O documento contempla as diretrizes dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana.

Por lei a atualização do documento deve ser realizada a cada quatro anos. Em Santa Cruz do Sul a última revisão foi realizada em 2013 por uma empresa contratada. Desta vez o trabalho será conduzido por uma equipe técnica da Unisccongregando profissionais de diferentes áreas do conhecimentoem conjunto com técnicos da prefeitura.

De acordo com o cronograma de atividades, a revisão do plano será dividida em três fases distintas e deve durar em torno de seis meses, podendo este tempo ser prorrogado. Os recursos para o pagamento do serviço são provenientes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, (Semass) através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$ 156 mil.

Ao se pronunciar, o prefeito lembrou momentos difíceis há cerca de quatro anos, quando tomou a decisão de revogar o Plano de Saneamento. “Tivemos momentos de grande turbulência quando tive que revogar o Plano de Saneamento e não assinei um contrato que considerava lesivo aos interesses de Santa Cruz do Sul. Um novo contrato foi formulado, com base nele contratamos a Corsan e nunca, desde a construção do Lago Dourado, se investiu tanto quanto agora”, destacou.